Categorias do juízo professoral: entre interpretações, julgamentos e implicações

Autores

  • Jaqueline Maas Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil
  • Cristina Carta Cardoso de Medeiros Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4774

Palavras-chave:

Conselho de Classe, Juízo Professoral, Avaliação da Aprendizagem, Bourdieu, Pierre.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o julgamento professoral realizado pelos agentes escolares nos momentos dos conselhos de classe de um colégio público estadual. Trata-se do conjunto de achados derivados de uma pesquisa qualitativa que teve, como principal técnica para a produção de dados, observações dos conselhos de classe e, em seguida, a análise de documentos escolares. Tais elementos foram organizados e interpretados tendo como fio condutor a teoria sociológica de Pierre Bourdieu e a análise de conteúdos de Bardin (2011). Os dados empíricos possibilitaram a categorização dos elementos observados, especificadamente, as adjetivações proferidas sobre os estudantes, o que viabilizou a constatação de que aspectos extraescolares são mais lembrados pelos educadores do que aqueles relacionados ao desenvolvimento acadêmico. Ademais, apurou-se que as expectativas prognosticadas pelos professores frente aos discentes cumpriram-se e que aspectos relacionados à estrutura familiar tiveram significância durante o julgamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Maas Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UFPR e Biologia pela PUCPR, Especialista em Educação em Valores Humanos e Mestre em Educação pela UFPR.

Cristina Carta Cardoso de Medeiros, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil

Professora Associada do Departamento de Educação Física da UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil e Professora permanente no PPGE/UFPR. Graduada em Educação Física pela UFPR, Especialista em Educação Física escolar pela UFPR, Mestre e Doutora em Educação pela UFPR

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O método nas ciências sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. p. 108-203.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Tradução de Maria Ferreira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

BOURDIEU, Pierre. A violência simbólica. In: BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução de Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2010.

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de educação. Tradução de Vera S. V. Falsetti e José Carlos Garcia Durand. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 43-72.

BOURDIEU, Pierre; SAINT-MARTIN, Monique de. As categorias do juízo professoral. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de educação. Tradução de Vera S. V. Falsetti e José Carlos Garcia Durand. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 205-241.

BRASIL. Lei n. 5.692/71. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências, 11 de agosto de 1971. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1971a. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 10 fev. 2017.

CATANI, Denice Barbara; GALLEGO, Rita de Cássia. Avaliação. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

COMPIANI, Ruth. Colégio Estadual do Paraná: classes integrais (experimentais) – 1960/67. 1965.

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Trabalho escolar e conselho de classe. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Conselhos de classe e avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas, SP: Papirus, 2004.

FERNANDES, Cláudia de Oliveira; FREITAS, Luiz Carlos de. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Tradução de Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

LEITE, Lilian Ianke. Conselho de classe: a historicidade de uma prática entre os fazeres ordinários da escola (1950-1990). 2012. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) − Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

LESSARD-HÉBERT, Michelle; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Gérald. Investigação qualitativa: fundamentos e práticas. Tradução de Maria João Reis. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Prefácio. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Trabalho escolar e conselho de classe. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.

MAFRA, Leila de Alvarenga. A sociologia dos estabelecimentos escolares: passado e presente de um campo de pesquisa em re-construção. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira (Org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães de. O conselho de classe e a construção do fracasso escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 215-228, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/ep/v31n02/v31n02a05.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2015.

NOGUEIRA, Claudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. Bourdieu & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

OLIVEIRA, Jaqueline Maas. Categorias do juízo professoral em conselhos de classe: entre interpretações, julgamentos e implicações. 2017. 222f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

ORENGA, Dayane Cristina; CORRÊA, Isabele Miranda. Transição do aluno do 5° ano para o 6° ano do ensino fundamental: expectativas e angústias das crianças e professores. 2014. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) − Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Conselho de classe: que colegiado é esse? Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 62, p. 480-518, maio/ago. 2015.

PERRENOUD, Philippe. La construcción del èxito y del fracaso escolar. Madrid: Ediciones Morata. 1996.

RESENDE, Tânia de Freitas. Sistema de ensino. In: CATANI, Afrânio Mendes. Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

ROCHA, Any Dutra Coelho da. Conselho de classe: burocratização ou participação? Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982. ROJAS, Hugo de los Santos. Formação do professor do ensino básico e a avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 18,n. 37, p. 7-40, maio/ago. 2007.

ROSENTHAL, Robert; JACOBSON, Lenore. Profecias auto-realizadoras na sala de aula: as expectativas dos professores como determinantes não intencionais da capacidade intelectual dos alunos. In: PATTO, Maria Helena Souza (Org.). Introdução à psicologia escolar. Tradução de Maria Lídia Sica Szumanski. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991. p. 258-295. Trabalho original publicado em 1968.

SÁ EARP, Maria de Lourdes. A cultura da repetência em escolas cariocas. 2006. 310 f. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

SÁ EARP, Maria de Lourdes. Antropologia e educação: um estudo sobre a repetência. ENFOQUES: Revista Eletrônica dos Alunos do PPGSA/IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 10-29, ago. 2010. Disponível em:<http://www.enfoques.ifcs.ufrj.br/ojs/index.php/enfoques/article/view/97>. Acesso em: 10 jan. 2017.

SÁ EARP, Maria de Lourdes. O juízo professoral: um estudo em uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ESTUDOS, 16., 2012, Campinas. Anais.... Araraquara: Junqueira & Morin, 2012, livro 3, p. 1970-1981. Disponível em:<http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/2019b.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2015.

SÁ EARP, Maria de Lourdes. Etnografia no conselho de classe: avaliação e juízo professoral. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 4.; CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 7., 2014, Porto. Anais... Goiânia: Anpae. Disponível em:<http://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT1/GT1_Comunicacao/Maria deLourdesSaEarp_GT1_integral.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2016.

SÁ EARP, Maria de Lourdes; PRADO, Ana Pires. O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 25, n. 58, p. 33-53, jan./abr. 2016. Disponível em:<http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1699>. Acesso em: 14 ago. 2016.

SILVA, Marilda da. Habitus professoral e habitus estudantil: uma proposição acerca da formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, p. 335-369, dez. 2011.

SOUZA, Rosa de Fátima. Templos de civilização: a implementação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1998.

Downloads

Publicado

21-05-2021

Como Citar

Oliveira, J. M., & Medeiros, C. C. C. de. (2021). Categorias do juízo professoral: entre interpretações, julgamentos e implicações. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(72), 710–737. https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4774

Edição

Seção

Artigos