A avaliação em geometria espacial feita pelo Simave
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae214720102461Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Educação básica, Conceito matemático, EnsinoResumo
Com base em pressupostos teóricos da Psicologia da Educação Matemática, este trabalho tem como objetivos: (a) analisar as questões de matemática relativas à geometria espacial, do 9° ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio, das provas Proeb/Simave realizadas em 2006, 2007 e 2008, quanto à forma de apresentação das informações, à estrutura conceitual requerida, ao nível de formação conceitual em geometria e às habilidades espaciais necessárias; e (b) analisar o desempenho dos alunos nessas questões. Verificou-se que a maioria delas exigia nível elementar de formação conceitual, a habilidade requerida (planificação) era de pouca complexidade, e os problemas exigiam poucas relações. A porcentagem de acertos em geometria espacial ficou em torno de 41%, desempenho considerado pouco satisfatório. Espera-se que sejam desencadeadas ações que possam melhorar o rendimento em geometria espacial e revistos alguns descritores das Matrizes de Referência relativos a Espaço e Forma e Grandezas e Medidas.
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