A avaliação em geometria espacial feita pelo Simave

Autores/as

  • Odaléa Aparecida Viana

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae214720102461

Palabras clave:

Avaliação da aprendizagem, Educação básica, Conceito matemático, Ensino

Resumen

Com base em pressupostos teóricos da Psicologia da Educação Matemática, este trabalho tem como objetivos: (a) analisar as questões de matemática relativas à geometria espacial, do 9° ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio, das provas Proeb/Simave realizadas em 2006, 2007 e 2008, quanto à forma de apresentação das informações, à estrutura conceitual requerida, ao nível de formação conceitual em geometria e às habilidades espaciais necessárias; e (b) analisar o desempenho dos alunos nessas questões. Verificou-se que a maioria delas exigia nível elementar de formação conceitual, a habilidade requerida (planificação) era de pouca complexidade, e os problemas exigiam poucas relações. A porcentagem de acertos em geometria espacial ficou em torno de 41%, desempenho considerado pouco satisfatório. Espera-se que sejam desencadeadas ações que possam melhorar o rendimento em geometria espacial e revistos alguns descritores das Matrizes de Referência relativos a Espaço e Forma e Grandezas e Medidas.

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Publicado

2010-12-30

Cómo citar

Viana, O. A. (2010). A avaliação em geometria espacial feita pelo Simave. Estudos Em Avaliação Educacional, 21(47), 505–530. https://doi.org/10.18222/eae214720102461

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