Extensão Universitária e Formação Profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco

Autores

  • Maria Do Socorro Silva
  • Simão Dias Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae173320062130

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Ensino Superior, Educação Permanente, Biologia

Resumo

A educação superior no Brasil prioriza o ensino e a pesquisa, sem valorizar as atividades de extensão como indispensáveis para a formação profissional. Neste trabalho, apresentamos uma análise das ações de extensão no Centro de Ciências Biológicas (CCB), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizadas entre 2000 e 2003. No período foram executadas 110 ações extensionistas, entre projetos, eventos e cursos. Analisamos as modalidades, linhas de ação, público-alvo beneficiado, envolvimento acadêmico, produção científica, financiamento e parcerias. Conclui-se que a interação universidade-comunidade no CCB/UFPE está aquém das necessidades e possibilidades, e que a percepção da extensão como articuladora da pesquisa e do ensino é deficiente. Apesar disso, percebe-se um aumento na quantidade e na diversificação das ações, sinalizando que a extensão está lentamente sendo valorizada como prática cotidiana no CCB.

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Biografia do Autor

Maria Do Socorro Silva

Simão Dias Vasconcelos

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Publicado

30-04-2006

Como Citar

Silva, M. D. S., & Vasconcelos, S. D. (2006). Extensão Universitária e Formação Profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco. Estudos Em Avaliação Educacional, 17(33), 119–136. https://doi.org/10.18222/eae173320062130

Edição

Seção

Artigos