Avaliação no Bloco Inicial de Alfabetização no Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae183620072099Palavras-chave:
Avaliação, Bloco Inicial De Alfabetização, Trabalho PedagógicoResumo
O texto apresenta resultados de uma pesquisa sobre as práticas avaliativas no Bloco Inicial de Alfabetização - BIA no Distrito Federal (DF). Esse bloco foi implantado em 2005 em 52 escolas de Ceilândia, cidade do DF. As informações foram coletadas por meio de: entrevistas com coordenadoras pedagógicas que atuam na Secretaria de Estado de Educação do DF e na Diretoria Regional de Ensino de Ceilândia; análise do documento orientador do BIA; análise de 33 projetos interventivos de escolas de Ceilândia e de informações obtidas por questionário respondido por professores. O texto compõe-se de análise do pioneirismo do DF na implantação de fases e etapas, no início da década de 60; do trabalho coletivo dos professores e do projeto interventivo, aspectos destacados no documento orientador do BIA; e dos aspectos relacionados à avaliação, apontados pelo documento orientador. Conclui-se com a apresentação de desafios para a avaliação, impostos pela implantação de bloco de alfabetização.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).