Interpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcador
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae235220121931Palavras-chave:
Escala de Avaliação, Rendimento Escolar, Teoria de Resposta ao ItemResumo
Este artigo descreve o Método do Marcador, utilizado para interpretação de escalas de proficiência conforme a criação de Níveis de Desempenho. Mostra a utilidade prática desse método e produz uma interpretação pedagógica para a escala de matemática dos alunos avaliados pelo Projeto Geres/2005 - Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005. A primeira etapa do método consiste na alocação de cada item utilizado no teste em um ponto da escala de medida usada para a atribuição de notas aos alunos. Quando todos os itens estão ordenados por sua posição na escala, através de uma análise substantiva, decidem-se quais itens serão tomados como definidores dos pontos de corte dos níveis de desempenho. Além disso, como são usados níveis referenciados com termos de sentido pedagógico, e não apenas valores numéricos, o método viabiliza a produção de uma interpretação potencialmente mais clara da escala de medida, mais acessível à comunidade escolar e aos pais dos alunos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).