Interpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcador

Authors

  • Fabiana Esméria de Castro Alves Ubriaco

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae235220121931

Keywords:

Escala de Avaliação, Rendimento Escolar, Teoria de Resposta ao Item

Abstract

Este artigo descreve o Método do Marcador, utilizado para interpretação de escalas de proficiência conforme a criação de Níveis de Desempenho. Mostra a utilidade prática desse método e produz uma interpretação pedagógica para a escala de matemática dos alunos avaliados pelo Projeto Geres/2005 - Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005. A primeira etapa do método consiste na alocação de cada item utilizado no teste em um ponto da escala de medida usada para a atribuição de notas aos alunos. Quando todos os itens estão ordenados por sua posição na escala, através de uma análise substantiva, decidem-se quais itens serão tomados como definidores dos pontos de corte dos níveis de desempenho. Além disso, como são usados níveis referenciados com termos de sentido pedagógico, e não apenas valores numéricos, o método viabiliza a produção de uma interpretação potencialmente mais clara da escala de medida, mais acessível à comunidade escolar e aos pais dos alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-08-30

How to Cite

Ubriaco, F. E. de C. A. (2012). Interpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcador. Estudos Em Avaliação Educacional, 23(52), 86–105. https://doi.org/10.18222/eae235220121931

Issue

Section

Tema em Destaque - Contribuições Metodológicas em Avaliação