Implementação da Meta 1 do Plano Municipal de Educação em Castro Alves, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v35.10455Palavras-chave:
Educação Infantil, Implementação, Política da Educação, Gestão MunicipalResumo
No período em que se discute o novo Plano Nacional de Educação, e entendendo que investigações sobre a implementação dos planos municipais de educação podem lançar luz nesse processo, apresentamos os resultados de pesquisa documental que investigou como a gestão pública de Castro Alves, Bahia, tem implementado a Meta 1 de seu Plano Municipal de Educação. Em abordagem top-down, investigaram-se (categorização temática) a base legal e os registros sobre educação infantil de 2014 a 2021. Como nos demais entes, o município baiano não atingiu as metas estabelecidas e não há evidências de forte atuação intersetorial ou de participação social, mas houve avanços quanto ao currículo e à estruturação da oferta da educação infantil. Por fim, são listadas oito recomendações para a formulação do próximo plano.
Downloads
Referências
Brites, C. M., & Clemente, A. J. (2019). Implementação de políticas públicas: Breve revisão da literatura. NAU Social, 10(18), 27-37. https://doi.org/10.9771/ns.v10i18.31461
Campos, A. F., Jr. (2020). Plano municipal de educação Corumbá, Mato Grosso do Sul (2015-2025): Ações e processos para o cumprimento da Meta 1, educação infantil [Dissertação de mestrado, Universidade Católica Dom Bosco]. Biblioteca UCDB. https://bib.ucdb.br/acervo/247424
Carvalho, F. R. de B. (2023). O município de Castro Alves e a educação infantil: Implementação da Meta 1 do Plano Municipal de Educação [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Castro Alves (Município). (2015, 10 julho). Consulta pública: Plano municipal de educação [Ata de reuniões] (pp. 9-15). Secretaria Municipal de Educação de Castro Alves.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Creche Ieda Barradas Carneiro. (2012). Projeto político pedagógico.
Cury, C. R. J. (2010). Qualidade em educação. Nuances: Estudos Sobre Educação, 17(18), 15-31. https://doi.org/10.14572/nuances.v17i18.721
Decreto n. 44, de 20 de abril de 2017. (2017). Dispõe sobre a nomeação da comissão responsável pelo monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação, Lei n. 748, de 22 de junho de 2015, do município de Castro Alves, e dá outras providências. Diário Oficial do Município, Castro Alves, BA, (145), 1-2. https://sai.io.org.br/Handler.ashx?f=f&query=a96bb340-9e7c-4367-bc2e-aedda50f94c2.pdf
Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007. (2007). Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm
Ferreira, J. da S., Antunes, M. F. de S., & Mendes, O. M. (2015). O Plano Nacional de Educação: Desafios a partir da construção do Plano Municipal de Educação de Uberlândia. EccoS: Revista Científica, (36), 29-47. https://doi.org/10.5585/eccos.n36.5567
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2010). Censo 2010. IBGE.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2022). Censo 2022. IBGE.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2016). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica. Inep.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2021). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica. Inep.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2023). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica. Inep.
Lei Municipal n. 19, de 2013. (2013). Cria o Centro de Atendimento Educacional Especializado Sementes da Inclusão. Castro Alves, BA.
Lei Municipal n. 448, de 2001. (2001). Cria o Sistema Municipal de Educação de Castro Alves. Castro Alves, BA.
Lei Municipal n. 766, de 2017. (2017). Define a nova estrutura administrativa do município de Castro Alves e dá outras providências. Castro Alves, BA.
Lei n. 747, de 22 de junho de 2015. (2015). Cria o Fórum Municipal de Educação de Castro Alves. Castro Alves, BA.
Lei n. 748, de 22 de junho de 2015. (2015). Aprova o Plano Municipal de Educação de Castro Alves, Bahia, para o decênio de 2015-2025. Castro Alves, BA.
Lei n. 828, de 13 de dezembro de 2017. (2017). Dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio de 2018-2021 e dá outras providências. Castro Alves, BA. https://sai.io.org.br/ba/castroalves/site/LeiMunicipal/53025
Lei n. 890, de 29 de agosto de 2019. (2019). Reestrutura o “Conselho Municipal de Educação” do Município de Castro Alves/BA, e dá outras providências. Diário Oficial do Município, Castro Alves, BA, (1223), 1-3. https://sai.io.org.br/Handler.ashx?f=f&query=b8a353ab-b6fc-4059-9bcf-07c17abdecce.pdf
Lei n. 954, de 30 de agosto de 2021. (2021). Institui o Plano Plurianual – PPA do município de Castro Alves – Estado da Bahia para o quadriênio 2022-2025. Castro Alves, BA. https://sai.io.org.br/ba/castroalves/site/LeiMunicipal/54098
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007. (2007). Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei n. 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis n. 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm
Lei n. 12.796, de 4 de abril de 2013. (2013). Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2013/lei-12796-4-abril-2013-775628-publicacaooriginal-139375-pl.html
Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014). Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm
Lei n. 13.559, de 11 de maio de 2016. (2016). Aprova o Plano Estadual de Educação da Bahia e dá outras providências. Diário Oficial, Salvador, BA, (21.932), 1-38. http://dcrb.educacao.ba.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/Lei-13559.2016-Plano-Estadual-de-Educac%CC%A7a%CC%83o-BA.pdf
Lemos, C. (2018). A implementação da Meta 1 do Plano Nacional de Educação na Educação Infantil no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Manancial: Repositório Digital da UFSM. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/16219
Lima, L. L., & D’Ascenzi, L. (2013). Implementação de políticas públicas: Perspectivas analíticas. Revista de Sociologia e Política, 21(48), 101-110. https://doi.org/10.1590/S0104-44782013000400006
Mainardes, J. (2009). Análise de políticas educacionais: Breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos, 9(1), 4-16. http://educa.fcc.org.br/pdf/ctp/v09n01/v09n01a02.pdf
Ministério da Educação (MEC). (2014). O Plano Municipal de Educação: Caderno de orientações. SASE/ MEC. http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_pme_caderno_de_orientacoes.pdf
Ministério da Educação (MEC). (2018). Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. MEC/SEB.
Moreira, F. A. (Coord.). (2020). Guia de colaborações acadêmicas: Parcerias entre municípios e instituições de ensino superior. Programa Cidades Sustentáveis. https://www.cidadessustentaveis.org.br/arquivos/Publicacoes/guia-de-colaboracoes-academicas.pdf
Parecer n. 2, 12 de julho de 2018. (2018). Autoriza o processo de nucleação e reordenamento de rede no Município de Castro Alves para eliminação das classes multisseriadas. Castro Alves, BA.
Parecer n. 11, de 24 de novembro 2014. (2014). Dispõe sobre a Nucleação de Escola do Sistema Municipal de Ensino de Castro Alves. Castro Alves, BA.
Parecer Normativo n. 3, de 22 de dezembro 2020. (2020). Processo CME n. 2/2020. Normatização do documento referencial curricular a ser implantado no município de Castro Alves. Diário Oficial do Município, Castro Alves, BA, (2.135), 18-32. https://sai.io.org.br/Handler.ashx?f=d iario&query=2135&c=177&m=0
Portaria Interministerial n. 3, de 22 junho de 2022. (2022). Estabelece diretrizes, atribuições, normas e fluxos operacionais para a oferta e o acompanhamento da frequência escolar relativa às condicionalidades do Programa Auxílio Brasil. Brasília, DF. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-interministerial-n-3-de-22-de-junho-de-2022-409687256
Portaria n. 6, de 6 de julho de 2017. (2017). Dispõe sobre a nomeação dos membros do Fórum Municipal de Educação, Lei n. 747, de 22 de junho de 2015, do município de Castro Alves. Castro Alves, BA.
Portaria n. 117, de 6 de julho de 2018. (2018). Faz nomeação dos titulares e suplentes que farão parte da comissão responsável pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Sistema de Ensino do município de Castro Alves, Bahia, e dá outras providências. Diário Oficial do Município, Castro Alves, BA, (749), 1-3. https://sai.io.org.br/Handler.ashx?f=diario&query=749&c=177&m=0
Portaria n. 133, de 9 de agosto de 2018. (2018). Faz retificação da Portaria n. 117/2018, que nomeia os titulares e suplentes que farão parte da comissão responsável pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Sistema de Ensino do município de Castro Alves, Bahia, e dá outras providências. Diário Oficial do Município, Castro Alves, BA, (795), 1-3. https://sai.io.org.br/Handler.ashx?f=diario&query=795&c=177&m=0
Portaria n. 250, de 5 de julho de 2021. (2021). Estabelece as diretrizes de realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) no ano de 2021. Diário Oficial da União, Brasília, DF, (125), 39. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-250-de-5-de-julho-de-2021-330276260
QEdu. (2024). Castro Alves: Ideb. QEdu. Recuperado em 1º ago. 2024 de https://qedu.org.br/municipio/2907301-castro-alves/ideb
Resolução CNE/CP n. 2, de 22 de dezembro de 2017. (2017). Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, DF. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf
Rodrigues, E. G., Souza, G. D. da S. de, & Silva, J. B. da. (2020). Política pública educacional: A perspectiva de universalização implementada pela Meta 1 do plano municipal de educação em Tucuruí. Brazilian Journal of Development, 6(10), 82879-82884. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-644
Secretaria de Educação. (2021). Relatório de Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação de Castro Alves. Castro Alves, BA.
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). (2024). Demonstrativo da Função Educação. Siope. https://www.fnde.gov.br/siope/demonstrativoFuncaoEducacao.do
Souto, C. C., Carvalho, M. D., & Rodrigues R.V. (2015). A educação infantil e o segundo PNE. PNE em Debate. https://pneemdebate.wordpress.com/home/161-2
Souza, H. R. de, & Andrade, A. de O., Júnior. (2014). Quem está desinventando a cidade de Castro Alves, Bahia? A destruição do patrimônio histórico e cultural e suas influências sobre a memória, identidade e cidadania. In Anais do IV Simpósio Cidades Médias e Pequenas da Bahia (pp. 1-15). UFOB. http://anais.uesb.br/index.php/ascmpa/article/view/4423
Souza, S. Z., & Pimenta, C. O. (2019). Atendimento à educação infantil no estado de São Paulo: Trilhas previstas em planos municipais de educação. Educação e Pesquisa, 45, Artigo e194520. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194520
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos em Avaliação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).