Evidencias de validez de contenido de la prueba de psicología del Enade

Autores/as

  • Girlene Ribeiro de Jesus Universidade de Brasília (UnB) e Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), Brasília-DF, Brasil
  • Renata Manuelly de Lima Rêgo Universidade de Brasília (UnB) e Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), Brasília-DF, Brasil
  • Victor Vasconcelos de Souza Universidade de Brasília (UnB) e Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), Brasília-DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4897

Palabras clave:

Validez, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Blueprint, Demanda Cognitiva

Resumen

El presente estudio tiene el propósito de analizar evidencias de validez en base al contenido de la prueba de psicología aplicada en el Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) del 2015. Se utilizó la blueprint, herramienta recomendada por la literatura internacional que sirve como base para la planificación de las pruebas. Hubo divergencia significativa entre las competencias y habilidades presentadas en la matriz de referencia y la demanda cognitiva solicitada en la mayoría de las preguntas objetivas. Hay habilidades presentes en la matriz que no se tuvieron en cuenta en la prueba y otras fueron contempladas con tan solo un ítem, lo que compromete la confiabilidad de la medida. Los análisis mostraron la necesidad del uso de técnicas que pueden mejorar esa fuente primaria de evidencia.

 

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Biografía del autor/a

Girlene Ribeiro de Jesus, Universidade de Brasília (UnB) e Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), Brasília-DF, Brasil

Girlene Ribeiro de Jesus é professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília e coordenadora de Pesquisa no Cebraspe.

Renata Manuelly de Lima Rêgo, Universidade de Brasília (UnB) e Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), Brasília-DF, Brasil

Renata Manuelly de Lima Rego é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações na Universidade de Brasília e atua como pesquisadora no Cebraspe.

Victor Vasconcelos de Souza, Universidade de Brasília (UnB) e Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), Brasília-DF, Brasil

Victor Vasconcelos de Souza é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações na Universidade de Brasília e atua como analista de resultados no Cebraspe.

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Publicado

2021-05-21

Cómo citar

Jesus, G. R. de, Rêgo, R. M. de L., & Souza, V. V. de. (2021). Evidencias de validez de contenido de la prueba de psicología del Enade. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(72), 858–884. https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4897

Número

Sección

Artículos