Gobernanza educacional global y la génesis de los tests de las habilidades socioemocionales

Autores/as

  • Claudia de Oliveira Fernandes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/Unirio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Carlos Eduardo Serrina de Lima Rodrigues Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/Unirio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v28i67.4006

Palabras clave:

Políticas Educacionales, Evaluación de la Educación, Habilidades Socioemocionales, Gobernanza Educacional Global.

Resumen

El discurso de que las economías están cada vez más interrelacionadas ha justificado el papel de destaque que la Organización para la Cooperación y Desarrollo Económico (OCDE) viene jugando en relación a la educación y especialmente en lo que atañe a la investigación que originó este texto, el enaltecimiento que la Organización ha dado a las habilidades socioemocionales. Nos proponemos a investigar en qué medida sería posible identificar en la actuación de la OCDE mecanismos que comprueben la  existencia de un proyecto de gobernanza educacional global. La aplicación del instrumental analítico propuesto por Charaudeau (2014) a los documentos que compusieron nuestro corpus nos permitió afirmar que la OCDE ha puesto en práctica un verdadero proyecto de gobernanza educacional global, constituyendo los três mecanismos de gobernanza señalados por Jakobi y Martens (2010): la producción de ideas, la evaluación de políticas y la generación de datos, así como los modos de gobernanza cognitivo y normativo, concebidos por Woodward (2009).

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Biografía del autor/a

Claudia de Oliveira Fernandes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/Unirio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Graduada em pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestre em Educação (1997) e doutora em Ciências Humanas/Educação (2003) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pós doutorado em Avaliação Educacional pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como professora da Educação Básica durante 18 anos e nos últimos 17 anos tem atuado no ensino superior, na Faculdade de Pedagogia. Desde 2004, é professora da Faculdade de Educação e da Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). De 2010 a 2013 coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEDU-UNIRIO. Foi consultora do MEC em diversas programas, em especial o Pro-Infantil e na publicação Indagações sobre o Currículo. Realiza pesquisas com ênfase em currículo e avaliação das aprendizagens em contextos escolares, em especial, relacionadas à implantação dos ciclos nas escolas públicas e sua relação com a avaliação, a política educacional, o currículo e a formação de professores. As pesquisas contam com financiamentos da FAPERJ e CNPq. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo/GEPAC, cadastrado no CNPq. A temática de pano de fundo que motiva os estudos e as pesquisas é o debate acerca do papel social da educação escolar hoje e sua relação com o fracasso ou sucesso escolar. Possui diversas publicações sobre a temática, sendo a mais recente a organização do livro Avaliação das aprendizagens e o papel social da educação, editado pela Cortez em final de 2014.

Carlos Eduardo Serrina de Lima Rodrigues, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/Unirio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutorando em Educação no Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/PPGEDU/UNIRIO. A pesquisa desenvolveu-se com apoio da CAPES.

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Publicado

2017-04-27

Cómo citar

Fernandes, C. de O., & Rodrigues, C. E. S. de L. (2017). Gobernanza educacional global y la génesis de los tests de las habilidades socioemocionales. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(67), 214–235. https://doi.org/10.18222/eae.v28i67.4006

Número

Sección

Artículos