Segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro: análise da movimentação de estudantes
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae255820142927Palabras clave:
SEGREGAÇÃO ESCOLAR, MOVIMENTAÇÃO DE ESTUDANTES, ESTUDO LONGITUDINAL, INDICADORESResumen
O artigo analisa o fenômeno das transferências de alunos entre escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro e suas possíveis relações com processos de segregação escolar. É utilizado um indicador para medir a segregação escolar – o Segregation Index –, em desenhos longitudinais para todas as transições do ensino fundamental. Os dados foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação e o contemplam todos os alunos da rede entre 2006 e 2011. Três características dos alunos foram consideradas: cor/raça; educação dos pais; e condição de pobreza. Os resultados sugerem que: o impacto do remanejamento de alunos entre o primeiro e o segundo segmentos é desagregador, ou seja, as escolas se tornam mais misturadas em sua composição social; as transferências ao longo do segundo segmento apresentam um padrão definido e sugerem um processo constante de seleção do alunado.
Descargas
Citas
ALVES, Maria Tereza G.; SOARES, José Francisco. O efeito das escolas no aprendizado dos alunos: um estudo com dados longitudinais com alunos do ensino fundamental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 527-544, DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300008
set./dez. 2008.
BARTHOLO, Tiago Lisboa. Measuring between-school segregation in an open enrolment system: the case of Rio de Janeiro. Journal of School Choice, n. 7, p. 353-371, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/15582159.2013.808937
_______. Segregação escolar na rede municipal do Rio de Janeiro: causas e consequências. 2014. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2014.
BRITO, Márcia de Souza T.; COSTA, Márcio da. Teachers’ practices and perceptions and their relations with prestige and school environment in public schools in the municipality of Rio de Janeiro. Revista Brasileira de
Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, p. 500-510, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000300008
BRUEL, Ana Lorena; BARTHOLO, Tiago Lisboa. Inequality of educational opportunities in Rio de Janeiro public school system: transition between segments of elementary school. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro,
v. 17, n. 50, p. 303-328, 2012. DOI: https://doi.org/10.3790/staa.50.2.303
CARVALHO, Julia Tavares. Segregação escolar e a burocracia educacional: uma análise da composição do alunado nas escolas municipais do Rio de Janeiro.
Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2014.
COSTA, Marcio; PRADO, Ana Pires; ROSISTOLATO, R. Talvez se eu tivesse algum conhecimento...: caminhos possíveis em um sistema educacional público e estratificado. Interseções, Rio de Janeiro, v. 14, p. 165-193, 2013.
COSTA, Marcio; KOSLINSKI, Mariane Campelo; BRUEL, Ana Lorena;BARTHOLO, Tiago de Souza. Movimentação de estudantes em um sistema educacional – padrões de “tracking”, rotulagem e reprodução da estratificação social. Revista Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014. No prelo.
DUNCAN, Otis Dudley; DUNCAN, Beverly. A methodological analyses of segregation indexes. American Sociological Review, v. 20, n. 2, p. 210-217, 1955. DOI: https://doi.org/10.2307/2088328
EUROPEAN GROUP FOR RESEARCH ON EQUITY IN EDUCATIONAL SYSTEMS. Equity in European Educational Systems: a set of indicators. European Educational Research Journal, v. 4, n. 2, p. 1-151, 2005. DOI: https://doi.org/10.2304/eerj.2005.4.2.1
FITZ-GIBBON, Carol Taylor. Monitoring education: indicators, quality and effectiveness. London: Continuum, 1996.
GORARD, Stephen. Does the index of segregation matter? The composition of secondary schools in England since 1996. British Educational Research Journal, v. 35, n. 4, p. 639-652, 2009. DOI: https://doi.org/10.1080/01411920802642389
GORARD, Stephen; TAYLOR, Chris. A comparison of segregation indices in terms of strong and weak compositional invariance. Sociology, v. 36, n. 4,
p. 875-895, 2002.
GORARD, Stephen; SEE, Beng Huat. Overcoming disadvantage in education. London: Routledge Falmer, 2013. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203741665
GORARD, Stephen; TAYLOR, Chris; FITZ, John. Schools, markets and choice policies. London: Routledge Falmer, 2003.
HAAHR, Jens Henrik; NIELSEN, Thomas Kibak; HANSEN, Martin Eggert; JAKOBSEN, Søren Teglgaard S. Explaining student performance: evidence from the international PISA, TIMSS and PIRLS surveys. Danish Technological
Institute, 2005. Disponível em: . Acesso em:
jan. 2012.
JENCKS, Christopher. Inequality: a reassessment of the effect of family and schooling in America. London: Lowe & Brydone, 1972.
ROSENTHAL, Robert; JACOBSON, Lenore. Pygmalion in the classroom: teacher expectation and pupils’ intellectual development. New York: Holst, Rinehart & Winston, 1968.
SAPORITO, Salvatore. Private choices, public consequences: magnet school choice and segregation by race and poverty. Social Problems, v. 50, n. 2, DOI: https://doi.org/10.1525/sp.2003.50.2.181
p. 181-203, 2003.
VAN ZANTEN, Agnès. Efeitos da concorrência sobre a atividade dos estabelecimentos escolares. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 565-593, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300003
WEST, Anne; HIND, Audrey; PENNELL, Hazel. School admissions and “selection” in comprehensive schools: policy and practice. Oxford Review of Education, v. 30, n. 3, p. 347-369, 2004. DOI: https://doi.org/10.1080/0305498042000260485
WILSON, William Julius. The truly disadvantaged: the inner city, the underclass and public policy. Chicago: University of Chicago Press, 1987.
YAIR, Gad. School organization and market ecology: a realist sociological look at the infrastructure of school choice. British Journal of Sociology of Education, v. 7, n. 4, p. 453-471, 1996. DOI: https://doi.org/10.1080/0142569960170403
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado, simultáneamente, bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores tienen autorización para asumir, separadamente, contratos adicionales, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Los autores tienen autorización y son estimulados para publicar y distribuir sus trabajos on-line (ej.: en repositorios institucionales o en su respectiva página personal en la Internet) en cualquier fecha antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (Véase: El Efecto del Acceso Libre).