Avaliação de programas sociais: conceitos e referenciais de quem a realiza
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae255820142916Palabras clave:
AVALIAÇÃO, MONITORAMENTO, PROGRAMAS SOCIAIS, METODOLOGIA DA AVALIAÇÃOResumen
O artigo tem o objetivo de apresentar de forma sistematizada conceitos sobre monitoramento e avaliação de programas sociais, valendo-se da bibliografia clássica na área e da experiência concreta de produção de informação e conhecimento para subsidiar a gestão cotidiana de políticas e programas sociais. Discorre-se sobre tipologias de avaliação segundo o ciclo de implementação dos programas e escopo investigativo, sobre a necessidade de abordagens multimétodos e multidisciplinares na realização de pesquisas de campo e sobre a complementaridade de sistemas de monitoramento e pesquisas de avaliação. Finaliza-se apresentando uma proposta de marco estruturador de planos de desenvolvimento de instrumentos de monitoramento e de estudos avaliativos de programas sociais que permitam compor, ao longo do tempo, uma avaliação sistêmica da política social que os congrega.
Descargas
Citas
DRAIBE, S. M. Avaliação de implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. In: BARREIRA, M. C.; CARVALHO, M. C. (Org.). Tendências e perspectivas da avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 1999. p. 13-42.
GARCIA, R. C. Subsídios para organizar avaliações da ação governamental. Brasília, DF: Ipea, 2001. (Textos para Discussão; 776).
GOMIDE, A. A.; PIRES, R. R. C. Capacidades estatais e democracia: a abordagem dos arranjos institucionais para análise de políticas públicas. In: ______. Capacidades estatais e democracia. Brasília, DF: Ipea, 2014. p. 15-29.
JANNUZZI, P. M. Avaliação de programas sociais no Brasil: repensando práticas e metodologias das pesquisas avaliativas. Planejamento e Políticas Públicas. Brasília, DF, v. 36, p. 251-275, 2011a.
______. Monitoramento analítico como ferramenta para aprimoramento da gestão de programas sociais. Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Brasília, DF, v. 1, n. 1, p. 38-66, 2011b. DOI: https://doi.org/10.4322/rbma201101004
______. Sistema de monitoramento e avaliação de programas sociais: revisitando mitos e recolocando premissas para sua maior efetividade na gestão. Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação, v. 1, p. 4-27, 2013a. DOI: https://doi.org/10.4322/rbma201305002
______. Verbete avaliação. In: BOULLOSA, R. F. (Org.). Dicionário para formação em gestão social. Salvador: CIAGS, 2014, v. 1. p. 24-27.
______. Verbete indicador social. In: GIOVANNI, G.; NOGUEIRA, M. A. (Org.). Dicionário de políticas públicas. São Paulo: IMESP, 2013b, v. 1. p. 951-953.
MACKAY, K. How to build M&E systems to support better government. Washington, DC: Federal Reserve, 2007. DOI: https://doi.org/10.1596/978-0-8213-7191-6
MATUS, C. O líder sem o Estado maior. São Paulo: Fundap, 2006.
MCDAVID, J.; HAWTHORN. L. Program evaluation and performance measurement: na introduction to practice. Thousand Oaks, California, US: Sage, 2006.
PONTES, G. Instrumentos para monitoramento e avaliação das políticas e programas do Ministério da Educação. Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação, v. 1, p. 142-159, 2013. DOI: https://doi.org/10.4322/rbma201305011
RESENDE, L. M. Monitoramento e avaliação do Proinfância: uma proposta metodológica. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional) – Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.
ROSSI, P. H. et al. Evaluation: a systematic approach. Thousand Oaks, California, US: Sage, 2004.
RUA, M. G. A avaliação no ciclo da gestão pública. Brasília, DF: Enap, 2004. Apostila do curso de Especialização em Políticas Públicas da Educação com
ênfase em Monitoramento e Avaliação.
VILLANUEVA, L. F. A. Estudio introdutório. In: SARAVIA, E.; FERRAREZI, E. (Org.). Políticas públicas: coletânea. Brasília, DF: Enap, 2006. p. 43-65.
WORTHERN, B. R. et al. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Edusp; Gente, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado, simultáneamente, bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores tienen autorización para asumir, separadamente, contratos adicionales, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Los autores tienen autorización y son estimulados para publicar y distribuir sus trabajos on-line (ej.: en repositorios institucionales o en su respectiva página personal en la Internet) en cualquier fecha antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (Véase: El Efecto del Acceso Libre).