Sobre a equidade e outros impactos dos incentivos monetários para professores

Autores/as

  • Nigel Brooke

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae245520132719

Palabras clave:

Responsabilização, Bonificação, Equidade

Resumen

Na educação, as políticas de responsabilização costumam gerar polêmica, sobretudo quando fundamentadas em medidas que criam consequências significativas para os professores e suas escolas. Em existência no Brasil por mais de uma década, o pagamento de bonificação anual à equipe escolar com base no nível de desempenho médio dos alunos em avaliações externas é o exemplo mais difundido no nosso meio de política de responsabilização high stakes. Entre as diversas críticas ao uso desse tipo de incentivo, encontra-se o temor que a política leve a desigualdades sistêmicas ainda maiores por incentivar os melhores professores a procurarem as escolas com alunos de nível socioeconômico mais alto. O artigo mostra que as consequências das políticas de incentivos dependem do seu desenho, e que com metodologias apropriadas é possível combater as desigualdades sociais do sistema.

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Publicado

2013-08-31

Cómo citar

Brooke, N. (2013). Sobre a equidade e outros impactos dos incentivos monetários para professores. Estudos Em Avaliação Educacional, 24(55), 34–62. https://doi.org/10.18222/eae245520132719

Número

Sección

Tema em Destaque