Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar

Autores/as

  • Paulo Henrique Arcas

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae214720102459

Palabras clave:

Avaliação da Educação, Progressão continuada, SARESP, Orientação Pedagógica

Resumen

Este artigo apresenta dados de pesquisa cujo objetivo foi identificar implicações do Saresp e da progressão continuada na avaliaçõa escolar. Para tanto, foi feito estudo de caráter qualitativo por meio da aplicação de questionários e da realização de entrevistas com professores coordenadores de escolas estaduais paulistas. Concluiu-se que ambas as medidas influenciam nas práticas avaliativas desenvolvidas na escola, mas enquanto há certa rejeição à progressão continuada, o que compromete o desenvolvimento da avaliação formativa, a aceitação do Saresp revela a tendeência de reiteração de concepções tradicionais, evidenciando a importância crescente da avaliação externa no trabalho escolar.

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Biografía del autor/a

Paulo Henrique Arcas

Publicado

2010-12-30

Cómo citar

Arcas, P. H. (2010). Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar. Estudos Em Avaliação Educacional, 21(47), 473–488. https://doi.org/10.18222/eae214720102459

Número

Sección

Temas em Destaque