Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem

Autores/as

  • Telma Mildner

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02019992237

Palabras clave:

Processo Ensino-Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem, Qualidade do Ensino

Resumen

A autora, a partir de uma análise crítica da literatura sobre avaliação da aprendizagem, especialmente no Brasil, argumenta que a supervalorização da avaliação da aprendizagem indica, no nível político e no metodológico, um viés conceitual relativamente ao fato de que planejamento, processamento do ensino-aprendizagem e avaliação da aprendizagem são elementos constituintes do processo pedagógico, os quais interagem em seus efeitos simultâneos e integrados, por intermédio de íntimas relações de reciprocidade e de complementariedade, sobre e para a ocorrência efetiva da aprendizagem para todos. E, portanto, que uma melhoria da qualidade do ensino para todos e uma conseqüente minimização de fracasso não decorrerão, primeira e principalmente, de uma “mudança de cultura avaliativa” e, sim, demandarão mais básica e abrangente mudança de cultura pedagógica.

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Biografía del autor/a

Telma Mildner

Publicado

1999-12-30

Cómo citar

Mildner, T. (1999). Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem. Estudos Em Avaliação Educacional, (20), 95–128. https://doi.org/10.18222/eae02019992237

Número

Sección

Artículos