Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem

Authors

  • Telma Mildner

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02019992237

Keywords:

Processo Ensino-Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem, Qualidade do Ensino

Abstract

A autora, a partir de uma análise crítica da literatura sobre avaliação da aprendizagem, especialmente no Brasil, argumenta que a supervalorização da avaliação da aprendizagem indica, no nível político e no metodológico, um viés conceitual relativamente ao fato de que planejamento, processamento do ensino-aprendizagem e avaliação da aprendizagem são elementos constituintes do processo pedagógico, os quais interagem em seus efeitos simultâneos e integrados, por intermédio de íntimas relações de reciprocidade e de complementariedade, sobre e para a ocorrência efetiva da aprendizagem para todos. E, portanto, que uma melhoria da qualidade do ensino para todos e uma conseqüente minimização de fracasso não decorrerão, primeira e principalmente, de uma “mudança de cultura avaliativa” e, sim, demandarão mais básica e abrangente mudança de cultura pedagógica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Telma Mildner

Published

1999-12-30

How to Cite

Mildner, T. (1999). Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem. Estudos Em Avaliação Educacional, (20), 95–128. https://doi.org/10.18222/eae02019992237

Issue

Section

Articles