Avaliação de Programas Educacionais: duas questões.

Autores/as

  • Heraldo Marelim Vianna

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae163220052135

Palabras clave:

Avaliação, Avaliação Educacional, Avaliação De Programas, Avaliação De Projetos, Modelos

Resumen

O problema da avaliação de programas é colocado em relação ao tardio desenvolvimento da avaliação educacional no Brasil. O texto propõe basicamente duas indagações: uma, ligada ao processo de avaliação em geral; outra, relacionada com a estrutura de uma avaliação de programas. Inicialmente, por ser um trabalho de equipe, a avaliação é vista segundo uma perspectiva democrática e realça a função aglutinante do avaliador em um trabalho de equipe. O texto reconhece a existência de inúmeros modelos de avaliação; centra, porém, o seu desenvolvimento no pensamento de Robert L. Stake (1973) e considera em detalhes a importância de atender à diversidade dos interesses de todas e quaisquer pessoas envolvidas ou afetadas pela avaliação.

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Biografía del autor/a

Heraldo Marelim Vianna

Publicado

2005-12-30

Cómo citar

Vianna, H. M. (2005). Avaliação de Programas Educacionais: duas questões. Estudos Em Avaliação Educacional, 16(32), 43–56. https://doi.org/10.18222/eae163220052135

Número

Sección

Artículos