O papel do livro didático na construção do letramento escolar

Autores/as

  • Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae204220092061

Palabras clave:

Letramento, Alfabetização, Livro Didático

Resumen

Este trabalho discute alguns aspectos que constituem o letramento escolar em uma turma de final do primeiro ciclo, em que o livro didático é o elemento central. Os dados foram coletados em vídeo e o foco da análise são os processos interacionais, constituídos por alunos e professora em torno de um livro didático de português. Os resultados indicam que a professora dialoga com o livro didático, apropriando-se dessa ferramenta cultural de acordo com os dispositivos que constituem o seu fazer cotidiano. Nesse sentido, ela não reproduz e não segue linearmente a proposta pedagógica do livro, mas a modifica, ampliando e redimensionando as atividades propostas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

Publicado

2009-04-30

Cómo citar

Macedo, M. do S. A. N. (2009). O papel do livro didático na construção do letramento escolar. Estudos Em Avaliação Educacional, 20(42), 91–110. https://doi.org/10.18222/eae204220092061

Número

Sección

Relatos de Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a