O papel do livro didático na construção do letramento escolar

Authors

  • Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae204220092061

Keywords:

Letramento, Alfabetização, Livro Didático

Abstract

Este trabalho discute alguns aspectos que constituem o letramento escolar em uma turma de final do primeiro ciclo, em que o livro didático é o elemento central. Os dados foram coletados em vídeo e o foco da análise são os processos interacionais, constituídos por alunos e professora em torno de um livro didático de português. Os resultados indicam que a professora dialoga com o livro didático, apropriando-se dessa ferramenta cultural de acordo com os dispositivos que constituem o seu fazer cotidiano. Nesse sentido, ela não reproduz e não segue linearmente a proposta pedagógica do livro, mas a modifica, ampliando e redimensionando as atividades propostas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

Published

2009-04-30

How to Cite

Macedo, M. do S. A. N. (2009). O papel do livro didático na construção do letramento escolar. Estudos Em Avaliação Educacional, 20(42), 91–110. https://doi.org/10.18222/eae204220092061

Issue

Section

Relatos de Experiência

Most read articles by the same author(s)