Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas

Autores/as

  • Cláudio de Albuquerque Marques
  • Rui Rodrigues Aguiar
  • Márcia Oliveira Cavalcante Campos

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae204320092049

Palabras clave:

Alfabetização, Avaliação da Aprendizagem, Políticas Educacionais, Ceará

Resumen

Este artigo versa sobre o "Programa Alfabetização na Idade Certa" (PAIC), delineando as possibilidades de intervenção para eliminar o analfabetismo no Estado do Ceará. Revelam-se os fundamentos conceituais que nortearam a criação do modelo de avaliação utilizado nesse programa, sua metodologia, bem como os resultados da avaliação realizada no primeiro semestre de 2006, em 55 municípios do Ceará, com crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, e que apresentaram desempenhos insatisfatórios no que se refere à leitura e escrita de pequenos textos. Os resultados conscientizaram os diretores, supervisores, professores e ainda os responsáveis pelas políticas educacionais do Estado da necessidade de intervenções urgentes no processo de alfabetização das crianças cearenses.

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Biografía del autor/a

Cláudio de Albuquerque Marques

Rui Rodrigues Aguiar

Márcia Oliveira Cavalcante Campos

Publicado

2009-08-30

Cómo citar

Marques, C. de A., Aguiar, R. R., & Campos, M. O. C. (2009). Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas. Estudos Em Avaliação Educacional, 20(43), 275–291. https://doi.org/10.18222/eae204320092049

Número

Sección

Outros Temas