Resultados de um trabalho de parceria da Fundação Bradesco com as escolas públicas no Vale do Ribeira/SP

Autores/as

  • Rose Neubauer
  • Yara Esposito
  • Ana Luísa RestanI
  • Maria Cristina Telles
  • Elza Maria Gueresch
  • Silvia Robles Juhas

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae214620102014

Palabras clave:

Avaliação da Aprendizagem, Desempenho, Projeto Piloto Educa Ação, Escolas Públicas, Alunos

Resumen

O artigo discute os resultados da avaliação do Projeto Piloto Educa+Ação, desenvolvido em escolas públicas municipais de oito municípios do Vale do Ribeira/SP, em 2007 e 2008. A partir de uma parceria entre a Fundação Bradesco, o Banco Bradesco, as Prefeituras e com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), este projeto teve por objetivo a alfabetização nos dois primeiros anos do ensino fundamental (de nove anos), por meio da formação de professores para o uso de metodologia e material didático da Fundação Bradesco. Os resultados obtidos na avaliação de Leitura indicaram que 50% dos alunos acertaram 73% ou mais das questões da prova, e que 70% tiveram desempenho médio ou acima da média em Matemática, o que pode ser considerado extremamente satisfatório se comparado aos resultados alcançados pelos alunos em avaliações estaduais e nacionais recentes. Por meio da análise estatística das variáveis consideradas significantes para diferenciar o desempenho de diferentes grupos de alunos, foi possível concluir que fatores como: a idade dos alunos, a frequência à pré-escola, o grau de escolaridade dos professores e a sua permanência durante os dois anos do projeto foram determinantes para os resultados alcançados.

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Biografía del autor/a

Rose Neubauer

Yara Esposito

Ana Luísa RestanI

Maria Cristina Telles

Elza Maria Gueresch

Silvia Robles Juhas

Publicado

2010-08-30

Cómo citar

Neubauer, R., Esposito, Y., RestanI, A. L., Telles, M. C., Gueresch, E. M., & Robles Juhas, S. (2010). Resultados de um trabalho de parceria da Fundação Bradesco com as escolas públicas no Vale do Ribeira/SP. Estudos Em Avaliação Educacional, 21(46), 297–317. https://doi.org/10.18222/eae214620102014

Número

Sección

Avaliação de Impacto