Resultados de um trabalho de parceria da Fundação Bradesco com as escolas públicas no Vale do Ribeira/SP
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae214620102014Keywords:
Avaliação da Aprendizagem, Desempenho, Projeto Piloto Educa Ação, Escolas Públicas, AlunosAbstract
O artigo discute os resultados da avaliação do Projeto Piloto Educa+Ação, desenvolvido em escolas públicas municipais de oito municípios do Vale do Ribeira/SP, em 2007 e 2008. A partir de uma parceria entre a Fundação Bradesco, o Banco Bradesco, as Prefeituras e com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), este projeto teve por objetivo a alfabetização nos dois primeiros anos do ensino fundamental (de nove anos), por meio da formação de professores para o uso de metodologia e material didático da Fundação Bradesco. Os resultados obtidos na avaliação de Leitura indicaram que 50% dos alunos acertaram 73% ou mais das questões da prova, e que 70% tiveram desempenho médio ou acima da média em Matemática, o que pode ser considerado extremamente satisfatório se comparado aos resultados alcançados pelos alunos em avaliações estaduais e nacionais recentes. Por meio da análise estatística das variáveis consideradas significantes para diferenciar o desempenho de diferentes grupos de alunos, foi possível concluir que fatores como: a idade dos alunos, a frequência à pré-escola, o grau de escolaridade dos professores e a sua permanência durante os dois anos do projeto foram determinantes para os resultados alcançados.Downloads
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