Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações

Autores/as

  • Gladys Rocha
  • Raquel Fontes Martins

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae235120121949

Palabras clave:

Avaliação da Aprendizagem, Alfabetização, Escrita, Paebes Alfa

Resumen

Este trabalho trata de uma pesquisa que propõe a construção de um corpus de escrita infantil, composto de dados da Avaliação Diagnóstica da Alfabetização no Estado do Espírito Santo - Paebes Alfa. Trata-se de uma avaliação sistêmica e em larga escala, da avaliação na área de alfabetização, leitura e escrita, de caráter longitudinal, aplicada a alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental, em duas edições por ano (avaliações de Entrada e Saída), ao longo do período de 2008-2011. Os dados que comporão o corpus citado se referem às aplicações de 2010 e 2011. Também, esses dados são relativos a quatro tipos de itens de escrita do Paebes Alfa, os quais focalizam habilidades de uso da página; escrita de palavras; escrita de frases; escrita de textos. Essa pesquisa pretende contribuir, de forma significativa, para a compreensão do papel de itens de escrita em avaliações externas à escola, bem como para um maior entendimento sobre o processo de aquisição da escrita. Por meio da construção do corpus, poderão ser investigados aspectos dessa aquisição, como os percursos empreendidos pelos alunos em relação à escrita de palavras e o domínio de habilidades de uso da página.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gladys Rocha

Raquel Fontes Martins

Publicado

2012-04-30

Cómo citar

Rocha, G., & Martins, R. F. (2012). Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações. Estudos Em Avaliação Educacional, 23(51), 82–100. https://doi.org/10.18222/eae235120121949

Número

Sección

Tema em Destaque - Avaliação Fatores Intervenientes