Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado

Autores/as

  • Paulo A. Meyer M. Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae235120121943

Palabras clave:

Rendimento Escolar, Função Social, Qualidade do Ensino, Projeto GERES.

Resumen

Este artigo estima um modelo multinível de valor agregado para uma amostra de escolas, turmas e alunos matriculados na 2ª série do ensino fundamental em Salvador (BA), em uma tentativa de identificar fatores associados ao desempenho escolar. Ademais, o presente estudo destaca as complicações metodológicas que decorrem da omissão de variáveis relevantes, passível de ocorrer quando recursos são endogenamente determinados - e descreve métodos de tratar esse problema. Ainda que os resultados obtidos não permitam inferências sobre potenciais ligações causais entre as variáveis explicativas e a variável dependente, eles sugerem que, ao menos para a amostra estudada, desempenho em testes padronizados de Leitura estaria associado apenas ao conhecimento prévio do estudante, à escolaridade de seus pais e ao tipo de escola (pública ou privada) em que estudava na ocasião da aplicação dos instrumentos de coleta de dados do primeiro ano de campo do Projeto GERES.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo A. Meyer M. Nascimento

Publicado

2012-04-30

Cómo citar

Nascimento, P. A. M. M. (2012). Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado. Estudos Em Avaliação Educacional, 23(51), 16–39. https://doi.org/10.18222/eae235120121943

Número

Sección

Tema em Destaque - Avaliação Fatores Intervenientes