Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura

Autores/as

  • Daniel Abud Seabra Matos
  • Gavin Thomas Lumsden Brown
  • Sérgio Dias Cirino

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae235220121937

Palabras clave:

Concepções, Avaliação, Alunos, Ensino Superior

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de estudos sobre as concepções de avaliação de alunos universitários brasileiros, divididos em quatro grupos, segundo os quais a avaliação: 1) melhora o ensino e a aprendizagem; 2) tem um impacto emocionalmente positivo nos alunos; 3) é irrelevante porque é injusta ou ruim; e 4) torna os alunos responsáveis. Dentre os principais resultados destacam-se: uma gama extensa de concepções de avaliação nas experiências e pensamentos de universitários brasileiros, incluindo a consciência de responsabilização do aluno e da escola, melhora e irrelevância; a concepção dominante parece ser uma reação emocional negativa (irrelevância) com relação à responsabilização do aluno.

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Biografía del autor/a

Daniel Abud Seabra Matos

Gavin Thomas Lumsden Brown

Sérgio Dias Cirino

Publicado

2012-08-30

Cómo citar

Matos, D. A. S., Brown, G. T. L., & Cirino, S. D. (2012). Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura. Estudos Em Avaliação Educacional, 23(52), 204–231. https://doi.org/10.18222/eae235220121937

Número

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