Análise dos resultados do pré-teste da Provinha Brasil de Matemática

Autores/as

  • Marcelo Câmara

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae245420131904

Palabras clave:

Provinha Brasil de Matemática, Rendimento Escolar, Resolução de Problemas, Avaliação da Aprendizagem

Resumen

Nesse trabalho, apresentamos uma análise do rendimento de alunos de segundo ano de escolaridade na resolução de problemas de estrutura aditiva com base nos resultados da pré-testagem dos itens que comporão a Provinha Brasil de Matemática. Foram aplicados 192 itens a 12 mil alunos de diferentes unidades da Federação. Realizamos a análise considerando algumas variáveis presentes nos problemas, tais como o tipo de contexto, a presença ou não de imagens, a magnitude dos números envolvidos e a localização dos dados no problema. Os resultados mostram que, em função da estrutura do problema, a alteração dessas variáveis provoca diferenças no índice de sucesso dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Câmara

Publicado

2013-04-30

Cómo citar

Câmara, M. (2013). Análise dos resultados do pré-teste da Provinha Brasil de Matemática. Estudos Em Avaliação Educacional, 24(54), 100–117. https://doi.org/10.18222/eae245420131904

Número

Sección

Tema em Destaque - Medidas em Larga Escala, Estudos de Aprofundamento