PNE 2014-2024: (No) cumplimiento de las metas y la efectividad del derecho a la educación
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v35.10590Palabras clave:
Plano Nacional de Educação, Derecho a la Educación, Educación FundamentalResumen
El presente artículo, fruto de una investigación documental, analiza los resultados del (no) cumplimiento de las metas establecidas en el Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 para la efectividad del derecho a la educación, en el marco de la educación fundamental. El corpus investigativo, que se compone de cuatro informes de monitoreo del PNE, fue analizado por medio de la técnica de análisis de contenido. De las cinco metas seleccionadas, hay indicativos de que ninguna se alcanzará, a pesar de los avances significativos en dos de las mismas. Persiste la deuda histórica del país con la educación. Frente a ello, la efectividad del derecho a la educación para todos requiere inversiones educativas, la permanencia de políticas públicas y programas, así como la implementación de políticas sociales direccionadas a la reducción de las desigualdades, entre otros.
Descargas
Citas
Appolinário, F. (2009). Dicionário de metodologia científica: Um guia para a produção do conhecimento científico. Atlas.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.
Cellard, A. (2014). A análise documental. In J. Poupart, A pesquisa qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos (pp. 295-316, A. C. Nasser, Trad.). Vozes.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Cury, C. R. J. (2002). Direito à educação: Direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, (116), 245-262. https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000200010 DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000200010
Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007. (2007). Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm
Decreto n. 7.611, 17 de novembro de 2011. (2011). Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm
Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa (3a ed.). Artmed.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2013). Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA): Documento básico. Inep. https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2013/livreto_ANA_online.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2015). Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de base. Inep. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/plano_nacional_de_educacao_pne_2014_2024_linha_de_base.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2016). Relatório do 1º ciclo de monitoramento das metas do PNE: Biênio 2014-2016. Inep. https://download.inep.gov.br/outras_acoes/estudos_pne/2016/relatorio_pne_2014_a_2016.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2018). Relatório do 2º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2018 (2a ed.). Inep. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_segundo_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_pne_2018_2_edicao.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2020). Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2020. Inep. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_terceiro_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2022). Relatório do 4º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2022. Inep. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_quarto_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf
Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. (1990). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Lei n. 9.424, de 24 de dezembro de 1996. (1996). Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9424.htm
Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. (2001). Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm
Lei n. 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. (2006). Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm
Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007. (2007). Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, de que trata o art. 60 do ato das disposições constitucionais transitórias; altera a Lei n. 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis n. 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm
Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014). Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm
Ministério da Educação (MEC). (2004). O ensino fundamental de nove anos: Orientações gerais. MEC; SEB. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/noveanorienger.pdf
Ministério da Educação (MEC). (2007). O Plano de Desenvolvimento da Educação: Razões, princípios e programas. MEC. http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/livro.pdf
Ministério da Educação. (MEC). (2008). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf
Ministério da Educação (MEC). (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. MEC; SEB; Dicei. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013- pdf&Itemid=30192
Ministério da Educação (MEC). (2017). Base Nacional Comum Curricular. MEC. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Oliveira, D. A. (2009). As políticas educacionais no governo Lula: Rupturas e permanências. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 25(2), 197-209. https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19491/11317
Organização das Nações Unidas (ONU). (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos. ONU. https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos
Organização das Nações Unidas (ONU). (1994). Declaração de Salamanca: Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. ONU. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). (1990). Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Unesco. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). (2001). Educação para Todos: O compromisso de Dakar. Unesco; Consed; Ação Educativa. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000127509?posInSet=1&queryId=ef5a7cd8-0919-427d-8876-ff591a9a94ef
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). (2015). Relatório de Monitoramento Global de EPT – Educação para Todos 2000-2015: Progressos e desafios. Unesco. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232565_por
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). (2016). Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação – Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e à educação ao longo da vida para todos. Unesco. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243278_por?posInSet=1&queryId=916a96cf-2c9b-4b32-800a-f47778a005d0
Parecer CNE/CEB n. 7, de 7 de abril de 2010. (2010). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5367-pceb007-10&category_slug=maio-2010-pdf&Itemid=30192
Portaria MEC n. 931, de 21 de março de 2005. (2005). Institui o Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, que será composto por dois processos de avaliação: a Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb, e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc. Brasília, DF. https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port_931_210305.pdf
Portaria MEC n. 867, de 4 de julho de 2012. (2012). Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Brasília, DF. https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-867-2012-07-04.pdf
Portaria Normativa Interministerial n. 17, de 24 de abril de 2007. (2007). Institui o Programa Mais Educação, que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades sócio-educativas no contraturno escolar. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2446-port-17-120110&category_slug=janeiro-2010-pdf&Itemid=30192
Resolução CNE/CP n. 1, de 30 de maio de 2012. (2012). Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf
Werner, P. U. P. (2022). Direito à educação na Constituição Federal. In Enciclopédia Jurídica da PUCSP (2a ed.). https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/83/edicao-1/direito-a-educacao-na-constituicao-federal
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Estudos em Avaliação Educacional
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado, simultáneamente, bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores tienen autorización para asumir, separadamente, contratos adicionales, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Los autores tienen autorización y son estimulados para publicar y distribuir sus trabajos on-line (ej.: en repositorios institucionales o en su respectiva página personal en la Internet) en cualquier fecha antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (Véase: El Efecto del Acceso Libre).