Vol. 20 No. 42 (2009)

                    View Vol. 20 No. 42 (2009)
Vol. 20 No. 42 (2009)
Published: 2009-04-30

Editorial

  • Editorial

    Est. Aval. Educ.
    7-8
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae204220092056

Tema em Destaque

  • O Estado, o mercado editorial e o professor no processo de seleção dos livros didáticos

    Eliecília de Fátima Martins, Norma Almeida de Oliveira de Sales, Cleber Alves de Souza
    11-25
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae204220092055

Articles

  • Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno

    Elaine Aparecida da Silva, José Florêncio Rodrigues Junior
    29-43
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae204220092057
  • O Ideb e as políticas educacionais na região metropolitana de Curitiba

    Andréa Barbosa Gouveia, Ângelo Ricardo de Souza, Taís Moura Tavares
    45-57
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae204220092058
  • A educação escolar: um sistema de atividade articulando com outros sistemas

    Célia Magalhães de Souza
    59-71
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae204220092059
  • O Enem é uma avaliação educacional construtivista? Um estudo de validade de construto

    Cristiano Mauro Assis Gomes, Oto Borges
    73-87
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae204220092060

Relatos de Experiência

  • O papel do livro didático na construção do letramento escolar

    Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
    91-110
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae204220092061
  • Aprendizagem conceitual e apropriação da linguagem escrita: contribuições da teoria histórico-cultural

    Maria Terezinha Bellanda Galuch, Marta Sueli de Faria Sforni
    111-124
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae204220092062
  • Jogo e mediação social: um estudo sobre o desenvolvimento e a aprendizagem de alunos do ensino fundamental

    Claudia Bertoni Fittipaldi
    125-150
    DOI: https://doi.org/10.18222/eae204220092063