Livro Didático e Aprendizado de Leitura no Início do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae193920082470Keywords:
avaliação, leitura, livro didático, estudo longitudinalAbstract
Considerando que o modelo longitudinal é o mais apropriado para aferir o valor agregado pelos estabelecimentos escolares aos seus alunos, o artigo apresenta resultados de investigação relacionados às características das salas de aula eficazes. Foi pesquisado o efeito do uso do livro didático de Língua Portuguesa no aprendizado de 176 turmas de escolas municipais, federais e privadas do Rio de Janeiro que participaram da pesquisa Geres; o tempo de experiência do professor com o referido livro; e a menção recebida no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), em 2004. Destacam-se, entre as evidências, maior valor agregado pelos alunos que utilizaram livro didático, e benefícios ainda maiores para estudantes cujos professores faziam uso do mesmo livro há mais de dois anos. Articulam-se os resultados com algumas das características apontadas pela literatura como promotoras de eficácia escolar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0) license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).