Análise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografia: estudo da 4a série avaliada no Proeb/Simave 2001

Authors

  • Tufi Machado Soares
  • Silene Felizardo de Menezes Genovez
  • Ailton Fonseca Galvão

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae163220052137

Keywords:

Avaliação Educacional, Teoria Da Resposta Ao Item, Análise Do Comportamento Diferencial

Abstract

Apresenta-se uma análise do comportamento diferencial (DIF) dos itens de geografia, aplicados aos alunos da 4a série no Proeb-2001 nas diferentes regiões do Estado de Minas Gerais. Grosso modo, os resultados sugerem que itens relacionados a questões ambientais são mais fáceis para os alunos da região metropolitana de Belo Horizonte do que para os alunos do interior do Estado. Por outro lado, os itens que avaliam a relação entre o espaço urbano e o espaço rural são mais fáceis para os alunos do interior.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tufi Machado Soares

Silene Felizardo de Menezes Genovez

Ailton Fonseca Galvão

Published

2005-12-30

How to Cite

Soares, T. M., Genovez, S. F. de M., & Galvão, A. F. (2005). Análise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografia: estudo da 4a série avaliada no Proeb/Simave 2001. Estudos Em Avaliação Educacional, 16(32), 81–110. https://doi.org/10.18222/eae163220052137

Issue

Section

Articles