Análise do vestibular 2009-I da UFLA usando a TRI

Authors

  • Maria de Lourdes Lima Bragion
  • Júlio Sílvio de Sousa Bueno Filho
  • Fábio Mathias Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae224920111979

Keywords:

Concurso Vestibular, Teoria de Resposta ao Item, Prova de Múltipla Escolha, Análise Qualitativa

Abstract

Este trabalho teve como objetivo analisar as questões de múltipla escolha do vestibular 2009-I da Universidade Federal de Lavras (UFLA) por meio da TRI e utilizando a inferência bayesiana, a fim de identificar quais propriedades dos itens o classificam como melhor ou pior, com vistas a orientar novas provas. Verificou-se que os itens mais difíceis tendem a ser mais discriminativos e informativos para selecionar os candidatos mais hábeis. As provas de Inglês, Biologia, Física, Matemática e Química foram as mais difíceis e apresentaram maior poder de discriminação. Em geral o vestibular não apresentou itens com alta chance de acerto casual. Alguns itens tiveram suas estimativas analisadas em maior detalhe e revelam aspectos de planejamento que podem melhorar a qualidade desse tipo de prova.

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Author Biographies

Maria de Lourdes Lima Bragion

Júlio Sílvio de Sousa Bueno Filho

Fábio Mathias Corrêa

Published

2011-08-30

How to Cite

Bragion, M. de L. L., Bueno Filho, J. S. de S., & Corrêa, F. M. (2011). Análise do vestibular 2009-I da UFLA usando a TRI. Estudos Em Avaliação Educacional, 22(49), 329–351. https://doi.org/10.18222/eae224920111979

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