A legitimação do conhecimento matemático pelos exames nacionais
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae225020111967Keywords:
Exame Nacional de Cursos, Formação de Professores, Licenciatura, MatemáticaAbstract
Este artigo apresenta uma análise dos conteúdos listados pelo Inep, no período de 1998 a 2005, em particular os conteúdos gerais e específicos ao curso de Licenciatura em Matemática, vistos como uma das estratégias de governo elaboradas pelo MEC e seus pares para avaliar os cursos de graduação por meio de exames nacionais. Tem como objetivo verificar não só suas regularidades e descontinuidades como também os efeitos que desejam produzir na eleição dos conteúdos que devem fazer parte da grade curricular dos cursos de Licenciatura Plena em Matemática. Pela análise desses conteúdos, vistos como fragmentos que constituem o conhecimento necessário do futuro professor de Matemática, legitimado não apenas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais como também pelas Diretrizes do exame, será possível trazer à tona um padrão de normalidade para formar o professor de Matemática ideal que está cada vez mais influenciado pelo contexto produzido pelas tecnologias de informação e comunicação e pelas discussões atuais presentes no âmbito da Educação Matemática.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0) license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).