Avaliação escolar como processo de construção de conhecimento

Authors

  • Édina Souza de Melo
  • Wagner Gonçalves Bastos

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae235220121936

Keywords:

Avaliação da Aprendizagem, Construtivismo

Abstract

Este estudo apresenta as principais modalidades de avaliação e características do professor construtivista. É discutida a importância da avaliação para orientação e planejamento do ensino e aponta a responsabilidade dos professores como avaliadores. Os principais objetivos são: identificar as concepções de professores sobre a avaliação e se essas estão sendo desenvolvidas dentro da proposta construtivista, além de diagnosticar as ideias dos alunos a respeito da avaliação. Para isso, foram aplicados, a professores e alunos, questionários que identificaram as principais ideias dos alunos sobre avaliação e verificaram que a maior parte dos professores trabalha dentro da perspectiva construtivista, mesmo sem muitos conhecimentos sobre avaliação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Édina Souza de Melo

Wagner Gonçalves Bastos

Published

2012-08-30

How to Cite

Melo, Édina S. de, & Bastos, W. G. (2012). Avaliação escolar como processo de construção de conhecimento. Estudos Em Avaliação Educacional, 23(52), 180–203. https://doi.org/10.18222/eae235220121936

Issue

Section

Outros Temas