Feedback on-line na formação inicial de professores de línguas: estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v33.9532

Palavras-chave:

Formação Inicial, Professores, Ensino de Línguas, Devolutiva On-line

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar os efeitos da prática de feedback on-line na formação inicial de professores de línguas, sob a ótica dos licenciandos, tanto no Brasil quanto no exterior. Para isso, baseamo-nos em uma pesquisa de estado da arte, cuja temporalidade foi o período de 2001 a 2021. Os dados revelaram a necessidade de equilíbrio entre feedback geral e personalizado, seu uso com finalidade formativa, além da importância de vivenciá-lo durante seu processo de formação e estudá-lo de modo aprofundado, a fim de conseguirem oferecê-lo com mais consistência e plausibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEVILÁQUA, André Firpo et al. O feedback na perspectiva de Professores-Tutores: um estudo com base no Curso de Letras-Espanhol na Modalidade a Distância. Lingu@ Nostr@ – Revista Virtual de Estudos de Gramática e de Linguística, Canoas, RS, v. 6, p. 3-21, jan./jul. 2018.

CARDOSO, Ana Carolina Simões. O feedback aluno-aluno em um ambiente virtual de aprendizagem. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 57, n. 1, p. 383-409, jan./abr. 2018.

COSTA, Alan Ricardo et al. Um olhar complexo sobre o feedback e a formação de professores a distância. Polifonia, Cuiabá, v. 26, n. 44, p. 1-163, out./dez. 2019.

DEMIR, Yusuf; OZMEN, Kemal Sinan. The effects of a suggested online course on developing ELT student teachers’ competences regarding oral corrective feedback: Evidence from peer reflections. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, Fort Collins, Colorado, v. 30, n. 1, p. 1-11, 2018.

ELLIS, Rod. Corrective feedback and teacher development. L2 Journal, California, v. 1, n. 1, p. 3-18, 2009.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

GÜRKAN, Serkan. The effect of feedback on instructional behaviours of pre-service teacher education. Universal Journal of Educational Research, San Jose, California, v. 6, n. 5, p. 1084-1093, 2018.

HAMPEL, Regine; STICKLER, Ursula. New skills for new classrooms: Training tutors to teach languages online. Computer Assisted Language Learning, London, v. 18, n. 4, p. 311-326, Oct. 2005.

JEFFS, Cheryl et al. Feedback for teaching development: moving from a fixed to growth mindset. Professional Development in Education, London, v. 47, p. 1-14, Jan. 2021.

KARTCHAVA, Eva et al. Oral corrective feedback: Pre-service English as a second language teachers’ beliefs and practices. Language Teaching Research, Thousand Oaks, California, v. 24, n. 2, p. 1-30, 2018.

KASPRZAK, James. Providing students feedback in distance education courses. An Online Learning Magazine for UMUC Faculty, Maryland, Nov./Dec. 2005. Disponível em: http://contentdm.umgc.edu/digital/collection/p16240coll5/id/19/rec/1. Acesso em: 27 jul. 2022.

KILIÇKAYA, Ferit. Pre-service language teachers’ online written corrective feedback preferences and timing of feedback in computer-supported L2 grammar instruction. Computer Assisted Language Learning, London, v. 35, n. 1-2, p. 1-26, 2019.

KOC, Burc; ILYA, Ali. Exploring pre-service language teachers’ perceptions and actual practices of giving feedback in micro-teaching. Procedia – Social and Behavioral Sciences, Amsterdam, v. 232, p. 421-429, Oct. 2016.

KOŞAR, Gülten. The progress a pre-service English language teacher made in her feedback giving practices in distance teaching practicum. Journal of English Teaching, Jakarta, v. 7, n. 3, p. 366-381, Oct. 2021.

LORTIE, Dan C. Schoolteacher: a sociological study. Chicago: University of Chicago, 1975.

MAHAPATRA, Santosh Kumar. Online formative assessment and feedback practices of ESL teachers in India, Bangladesh and Nepal: A multiple case study. Asia-Pacific Edu Res, Singapore, v. 30, p. 519-530, Dec. 2021.

MARCONI, Marina Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.

ODO, Dennis Murphy. An action research investigation of the impact of using online feedback videos to promote self-reflection on the microteaching of preservice EFL teachers. Systemic Practice and Action Research, Dordrecht, v. 35, n. 3, p. 327-343, June 2022.

OKUMUŞ, Kübra; YURDAKAL, İbrahim Halil. Peer feedback through SNSs (Social Networking Sites): Student teachers’ views about using Facebook for peer feedback on microteachings. Elementary Education Online, Ankara, v. 15, n. 4, p. 1206-1216, 2016.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Feedback em ambiente virtual. In: LEFFA, Vilson (org.). Interação na aprendizagem das línguas. Pelotas, RS: EDUCAT, 2003. p. 219-254.

PEREIRA, Jackson Rafael Santos. Crenças sobre feedback: um estudo com tutores e alunos em um curso de licenciatura em Letras Inglês a distância. 2016. 149 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2016.

QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; SCARAMUCCI, Matilde Virgínia Ricardi. O conceito de letramento em avaliação de línguas: origem de relevância para o contexto brasileiro. Revista Linguagem: Estudos e Pesquisas, Catalão, GO, v. 22, n. 1, p. 225-245, jan./jun. 2018.

RIBAS, Fernanda Costa; PERINE, Cristiane Manzan. Práticas de feedback em um curso de formação de professores de língua inglesa a distância. Domínios de Linguagem, Uberlândia, MG, v. 14, n. 1, p. 157-195, jan./mar. 2020.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

SAMBURSKIY, Denis; QUAH, Joy. Corrective feedback in asynchronous online interaction: Developing novice online language instructors. CALICO Journal, Sheffield, v. 31, n. 2, p. 158-178, May 2014.

SANTOS, Maíra Tonelli. O feedback e as relações dialógicas na educação a distância: um estudo sobre os retornos dados pelos tutores aos alunos de Letras-Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

SERT, Olcay; AŞIK, Asuman. Corpus linguistic investigation into online peer feedback practices in CALL Teacher Education. Applied Linguistics Review, Berlin, v. 11, n. 1, p. 55-78, Oct. 2018.

SHUTE, Valerie J. Focus on formative feedback. Review of Educational Research, Thousand Oaks, California, v. 78, n. 1, p. 153-189, Mar. 2008

Downloads

Publicado

19-08-2022

Como Citar

Zocaratto, B. L., & Quevedo-Camargo, G. (2022). Feedback on-line na formação inicial de professores de línguas: estado da arte. Estudos Em Avaliação Educacional, 33, e09532. https://doi.org/10.18222/eae.v33.9532

Edição

Seção

Artigos