Ética na avaliação de línguas adicionais: da postura docente ao instrumento avaliativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.8641

Palavras-chave:

Ética, Avaliação da Aprendizagem, Ensino de Línguas, Instrumentos de Avaliação

Resumo

 Este é um artigo reflexivo e propositivo que se debruça sobre a articulação entre uma perspectiva ética e a avaliação de línguas adicionais. Discorremos sobre os termos ética e moral, e situamos o desenvolvimento da avaliação ao longo dos séculos para entendermos seu relativismo histórico. Contextualizamos o surgimento de códigos de ética e diretrizes de boas práticas para a avaliação e, na tentativa de ir além das concepções filosóficas e comportamentais da ética e da justiça, buscamos concretizar tais concepções por meio da observância de princípios básicos da avaliação na elaboração e/ou utilização de instrumentos avaliativos em salas de aula por professores de línguas adicionais.

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Biografia do Autor

Luzia Alessandra Pinheiro, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), Brasília-DF, Brasil

Professora de francês da Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 1997. Graduada em Letras Português e Francês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Uberlândia (1995 - 1997). Possui Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade de Brasília (2015). É mestre em Linguística Aplicada com pesquisa em avaliação em francês língua estrangeira pela Universidade de Brasília (2018).

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Publicado

30-06-2021

Como Citar

Quevedo-Camargo, G., & Pinheiro, L. A. (2021). Ética na avaliação de línguas adicionais: da postura docente ao instrumento avaliativo. Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e08641. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8641

Edição

Seção

Artigos