Teoria desenvolvimental e a avaliação nas aulas de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v33.8557Palavras-chave:
Teoria Desenvolvimental , Avaliação Escolar , Educação FísicaResumo
O estudo teve como objetivo a avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar, com interface nos princípios de ensino da teoria desenvolvimental de Davydov. A pesquisa é de ordem qualitativa, com a metodologia do experimento didático formativo, realizada em uma escola pública, e os participantes foram os discentes da turma de Formação Docente Integrado. Acredita-se que o estudo compreendeu e relacionou a avaliação como uma ferramenta para auxiliar a prática docente e o acompanhamento do ensino e aprendizagem das(os) alunas(os). Confia-se que o estudo contribuiu para a realização do experimento e proporcionou ações que subsidiaram a aprendizagem dos participantes de forma integral.
Downloads
Referências
ASSUMPÇÃO, M. P. Contribuições de Davydov para a organização do ensino. Artigo apresentado ao curso de pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 2016. Disponível em: http://docplayer.com.br/44166504-Contribuicoes-de-davydov-para-a-organizacao-do-ensino.html. Acesso em: 28 set. 2018.
BAPTISTA, R. J. T.; MIRANDA, M. J. Aproximações entre a Educação Física e a teoria do ensino desenvolvimental de Davydov. Revista da Faculdade de Educação, v. 10, p. 97-114, n. 17, jan./jun. 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/303868200_Aproximacoes_ entre_a_Educacao_Fisica_e_a_teoria_do_Ensino_desenvolvimental_de_Davydov. Acesso em: 1 fev. 2022.
CORAL, M. A. Os princípios do ensino desenvolvimental na produção do conhecimento em Educação Física escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2015. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3520. Acesso em: 15 set. 2019.
DAVYDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental: experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Tradução: José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas, 1988.
FERREIRA, M. M. O ensino desenvolvimental e seus desafios para a formação dos professores: um relato de experiência no ensino do letramento acadêmico em inglês. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 13, n. 4, p. 1632-1653, out./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/ index.php/forum/article/view/1984-8412.2016v13n4p1632. Acesso em: 5 fev. 2020.
GONÇALVES, M. A. S. Adolescência: práticas educativas e interação social construtiva. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2018, São Leopoldo, RS. Anais [...]. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2018. (Educação na América latina nestes tempos de Império).
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1994.
MARTINS, L. da C. G. F.; GUISSO, L. F. Avaliação: um desafio no processo de ensino-aprendizagem na educação – Revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, São Paulo, n. 24, e379, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.25248/reas.e379.2019. Acesso em: 9 nov. 2020.
MILAK, I. N. O ensino do jogo na perspectiva davydoviana. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC, 2018. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5963 Acesso em: 4 set. 2019.
MIRANDA, M. Jr. O ensino desenvolvimental e a aprendizagem do voleibol. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2013. Disponível em: http://tede2.pucgoias. edu.br:8080/bitstream/tede/690/1/MADE%20JUNIOR%20MIRANDA.pdf. Acesso em: 15 set. 2018.
SFORNI, M. S. F. Interação entre didática e teoria histórico-cultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 375-397, abr./jun. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/ educacaoerealidade/article/view/45965. Acesso em: 2 set. 2020.
SILVA, A. J. O. Aprendizagem do conceito fração: um experimento de ensino baseado na teoria do ensino desenvolvimental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4065. Acesso em: 2 set. 2020.
SOUSA, W. D. D.; LONGAREZI, A. M. Apropriação teórico-prática de conceitos da teoria histórico- -cultural: formação para o desenvolvimento. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 18., 2016, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá, 2016. Disponível em: https://www.ufmt.br/ endipe2016/downloads/233_10405_37942.pdf. Acesso em: 15 set. 2018.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Estudos em Avaliação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).