Teoria desenvolvimental e a avaliação nas aulas de Educação Física

Autores

  • Bruna Gisele Barbosa Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná-PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9769-3792
  • Khaled Omar Mohamad El Tassa Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná-PR, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7774-0750
  • Gilmar de Carvalho Cruz Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná-PR, Brasil
  • Silvia Christina de Oliveira Madrid Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná-PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v33.8557

Palavras-chave:

Teoria Desenvolvimental , Avaliação Escolar , Educação Física

Resumo

O estudo teve como objetivo a avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar, com interface nos princípios de ensino da teoria desenvolvimental de Davydov. A pesquisa é de ordem qualitativa, com a metodologia do experimento didático formativo, realizada em uma escola pública, e os participantes foram os discentes da turma de Formação Docente Integrado. Acredita-se que o estudo compreendeu e relacionou a avaliação como uma ferramenta para auxiliar a prática docente e o acompanhamento do ensino e aprendizagem das(os) alunas(os). Confia-se que o estudo contribuiu para a realização do experimento e proporcionou ações que subsidiaram a aprendizagem dos participantes de forma integral.

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Publicado

10-03-2022

Como Citar

BARBOSA, B. G.; MOHAMAD EL TASSA, K. O.; DE CARVALHO CRUZ, G.; DE OLIVEIRA MADRID, S. C. Teoria desenvolvimental e a avaliação nas aulas de Educação Física. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 33, p. e08557, 2022. DOI: 10.18222/eae.v33.8557. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/8557. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos