A pandemia e as desigualdades de oportunidades de aprendizagem na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.8314

Palavras-chave:

Educação Infantil, Covid-19 , Oportunidades Educacionais , Desigualdades Socioeducacionais

Resumo

O artigo discute os efeitos da pandemia de covid-19 nas oportunidades de aprendizagem de crianças matriculadas na pré-escola no contexto brasileiro. Apresentam-se resultados preliminares de uma pesquisa em andamento sobre uma amostra de 77 escolas das redes pública, conveniada e privada, em duas cidades, e 2.070 crianças. Utilizam-se dados coletados com a aplicação de questionários aos professores e responsáveis para mapear as estratégias pedagógicas e de comunicação das escolas com as famílias e o ambiente de aprendizagem em casa de famílias de diferentes perfis socioeconômicos. Os resultados mostram desigualdades de acesso às oportunidades de aprendizagem e possíveis implicações para a ampliação das desigualdades educacionais no início da escolarização obrigatória.

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

Koslinski, M. C., & Bartholo, T. L. (2021). A pandemia e as desigualdades de oportunidades de aprendizagem na educação infantil. Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e08314. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8314

Edição

Seção

Seção Temática: Educação em Tempos de Pandemia