Conceções e práticas de avaliação da escrita: formação em São Tomé e Príncipe
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7667Palavras-chave:
Avaliação da Aprendizagem, Escrita, São Tomé e Príncipe, Avaliação Contínua.Resumo
Neste artigo analisam-se conceções e práticas relatadas de 19 professores de Língua Portuguesa em São Tomé e Príncipe, como ponto de partida de uma oficina de formação. Numa abordagem qualitativa, privilegiou-se a análise de conteúdo dos dados de diversas fontes (questionário, reflexões em diário de bordo e registos da investigadora). Os principais resultados revelam que o ensino e a avaliação da produção escrita não estão totalmente ausentes das práticas destes professores, mas esta é ocasional e frequentemente não programada, resultando em constrangimentos. Crendo que lacunas de formação dos professores sobre avaliação têm influência nas conceções e práticas, defende-se que a formação contínua, partindo das necessidades dos professores, contribuirá para o seu desenvolvimento profissional.
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