Avaliação como aprendizagem: conceptualização e mapeamento de estudos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.7560

Palavras-chave:

Avaliação do Aluno, Revisão de Literatura , Conceito

Resumo

Apresenta-se uma revisão sistemática da literatura sobre a Avaliação como Aprendizagem (AcA), modelo no qual o aluno torna-se o centro da avaliação do próprio percurso de aprendizagem. A revisão considera os procedimentos de Cardoso, Alarcão e Celorico (2010) e Faria (2016). Foi estabelecido um protocolo para seleção de um corpus de 11 artigos. A pesquisa teve dois objetivos: mapear a produção acadêmica sobre a AcA, considerando período de surgimento do conceito, estudos publicados até o presente, autores de referência e revistas em que os artigos foram publicados; e analisar a conceptualização da AcA dos autores de referência. Infere-se que AcA é um conceito recente e que os estudos relacionados têm sido publicados sobretudo na última década, centrados no ensino básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLAL, Linda. Cours: evaluation pédagogique. Genebra: Universitá de Gèneve, 1984. (Fascicule I).

ALLAL, Linda. Vers une pratique de l’évaluation formative: matériel de formation continue des enseingnants. Bruxelas: De Boeck, 1991.

ALMQVIST, Cecilia Ferm; VINGE, John; VÄKEVÄ, Lauri; ZANDÉN, Olle. Assessment as learning in music education: the risk of “criteria compliance” replacing “learning” in the Scandinavian countries. Research Studies in Music Education, v. 39, n. 1, p. 3-18, 2017. DOI: 10.1177/1321103X16676649.

BALULA, Ana Jorge. Avaliação digital como aprendizagem. Educação, Formação & Tecnologias, v. 7, n. 1, p. 80‐88, 2014. Disponível em: https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/426. Acesso em: 21 jun. 2020.

BENNETT, Randy Elliot. Formative assessment: a critical review. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v. 18, n. 1, p. 5-25, 2011. DOI: 10.1080/0969594X.2010.513678.

BLACK, Paul; WILLIAM, Dylan. Assessment and classroom learning. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v. 5, n. 1, p. 1-54, 1998. DOI: 10.1080/0969595980050102.

BLACK, Paul; WILLIAM, Dylan. Classroom assessment and pedagogy. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v. 25, n. 6, p. 551-575, 2018. DOI: 10.1080/0969594X.20181441807.

BLOOM, Benjamin; HASTING, John Thomaz; MADAUS, George F. Handbook of formative and summative evaluation of student learning. Nova Iorque: McGraw-Hill Company, 1971.

BOGDAN, Robert; BICKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2013.

CARDOSO, Tereza; ALARCÃO, Isabel; CELORICO, Jacinto Antunes. Revisão sistemática da literatura e sistematização do conhecimento. Porto: Porto Editora, 2010.

CROOKS, Terence. The impact of classroom evaluation practices on students. Review of Educational Research, v. 58, n. 4, p. 438-481, 1988. DOI: 10.3102/00346543058004438.

DANN, Ruth. Promoting assessment as learning: improving the learning process. Londres: Routledge Farmer, 2002.

DANN, Ruth. Assessment as learning: blurring the boundaries of assessment and learning for theory, policy and practice. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v. 21, n. 2, p. 149-166, 2014. DOI: 10.1080/0969594X.2014.898128.

DANN, Ruth. Developing understanding of pupil feedback using Habermas’ notion of communicative action. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v. 23, n. 3, p. 396-414, 2016. DOI: 10.1080/0969594X.2015.1056083.

EARL, Lorna M. Assessment as learning: using classroom assessment to maximize student learning. Thousand Oaks: Corwin Press, 2003.

EARL, Lorna M. Rethinking classroom assessment with purpose in mind: assessment for learning, assessment as learning, assessment of learning. Edmoton: Western and Northern Canadian Protocol for Collaboration in Basic Education, 2006.

EDUCATION REVIEW OFFICE. The collection and use of assessment information in schools. New Zeland: Education Review Office, 2007.

FARIA, Paulo M. Revisão sistemática da literatura: contributo para um novo paradigma investigativo. Santo Tirso: Whitebooks, 2016.

FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 19, n. 41, p. 348-372, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1454/1454.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.

FERNANDES, Domingos. Avaliação em educação: uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 78, p. 11-34, jan./mar. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/874 GnQznjYX5yvBjSG9g98m/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 28 set. 2021.

FERNANDES, Domingos. Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do Projeto AVENA. Cadernos Cedes, Campinas, SP, v. 36, n. 99, p. 223-238, 2016. DOI: 10.1590/CC0101-32622016160370.

FIGUEIREDO, Antonio Dias de. Writing a research paper: from the parts to the whole. The International Journal of Research and Review, v. 4, p. 23-27, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228257975. Acesso em: 21 jun. 2020.

HABERMAS, Jurgen. Teoria do agir comunicativo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016a. (Racionalidade da ação e racionalização social, v. 1).

HABERMAS, Jurgen. Teoria do agir comunicativo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016b. (Sobre a crítica da razão funcionalista, v. 2).

HADJI, Charles. A avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HATTIE, John; TIMPERLEY, Hellen. The power of feedback. Review of Educational Research, v. 77, p. 81-112, 2007. DOI: 10.3102/003465430298487.

HAYWARD, Louise. Assessment is learning: the preposition vanishes. Assessment in Education: Principles, Policy and Practice, v. 22, n. 1, p. 27-343, 2015. DOI: 10.1080/0969594X.2014.984656.

HICKEY, Daniel T.; TAASOOBSHIRAZI, Gita; CROSS, Dionne. Assessment as learning: enhancing discourse, understanding, and achievement in innovative science curricula. Journal of Research in Science Teaching, v. 49, n. 10, p. 1240-1270, 2012. DOI: 10.1002/tea.21056.

LAM, Ricky. Assessment as learning: examining a cycle of teaching, learning and assessment of writing the portfolio-based classroom. Studies in Higher Education, v. 41, n. 11, p. 1900-1917, 2016. DOI: 10.1080/03075079.2014.999317.

LAM, Ricky. Understanding assessment as learning in writing classrooms: the case of portfolio assessment. Iranian Journal of Language Teaching Research, v. 6, n. 3, p. 19-36, 2018. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Understanding-Assessment-as-Learning-in-Writing-The- Lam/14a4d1153da197cabfa7c43c5c5018dee84a0bbc. Acesso em: 21 jun. 2020.

LI, Xiangdong. Self-assessment as “assessment as learning” in translator and interpreter education: validity and washback. The Interpreter and Translator Trainer, v. 12, n. 1, p. 46-67, 2018. DOI: 10.1080/1750399X.2017.1418581.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2013.

MUTCH, Carol. Assessment for, of and as learning: developing a sustainable assessment culture in New Zealand schools. Policy Futures in Education, v. 10, n. 4, p. 374-385, 2012. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.2304/pfie.2012.10.4.374. Acesso em: 21 jun. 2020.

NATRIELLO, Gary. The impact of evaluation processes on students. Educational Psychologist, v. 22, n. 2, p. 155-175, 1987. DOI: 10.1207/s15326985ep2202_4.

SADEGHI, Karim; RAHMATI, Teymour. Integrating assessment as, for, and of learning in a large-scale exam preparation course. Assessing Writing, v. 34, p. 50-61, Oct. 2017. DOI: 10.1016/j. asw.2017.09.003.

SADLER, Royce. Formative assessment and the design of instructional systems. Instructional Science, v. 18, n. 2, p. 119-144, 1989. Disponível em: https://link.springer.com/ article/10.1007%2BF00117714. Acesso em: 21 jun. 2020.

SCRIVEN, Michael. The methodology of evaluation. West Lafayette: Purdue University, 1966.

SHUTE, Valerie. Focus on formative feedback. Review of Educational Research, v. 78, p. 153-189, 2008. DOI: 10.3102/0034654307313795.

TORRANCE, Harry. Assessment as learning? How the use of explicit learning objectives, assessment criteria and feedback in post-secondary education and training can come to dominate learning. Assessment in Education, v. 14, n. 3, p. 281-294, 2007.

TORRANCE, Harry. Formative assessment at the crossroads: conformative, deformative and transformative assessment. Oxford Review of Education, v. 38, p. 323-342, 2012.

VIGOTSKY, Lev Semyonovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2015a.

VIGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2015b.

Downloads

Publicado

26-11-2021

Como Citar

Alcântara, C. M. G., Loureiro, M. J., & Linhares, R. N. (2021). Avaliação como aprendizagem: conceptualização e mapeamento de estudos . Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e07560. https://doi.org/10.18222/eae.v32.7560

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)