Avaliação externa da educação superior in loco: pareceres dos avaliadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7223

Palavras-chave:

Educação Superior, Sinaes, Avaliação in Loco, Renovação de Reconhecimento.

Resumo

Este estudo tem o intuito de analisar os pareceres emitidos pelos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que compõem a comissão de avaliação in loco, durante o processo de renovação de reconhecimento dos cursos superiores relativos ao conceito final conferido para cada dimensão avaliada e seus respectivos indicadores. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e a análise documental foi realizada pela técnica de análise de conteúdo. Conforme as evidências apuradas nas análises, a falta de indícios ou circunstâncias encontrados valida a hipótese sugerida: os pareceres emitidos pelas comissões de avaliadores do Inep durante o processo de renovação de reconhecimento dos cursos superiores, que resultam no conceito final do curso avaliado, usualmente não trazem elementos que circunstanciam os critérios escolhidos pelos avaliadores para cada indicador do instrumento.

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Biografia do Autor

Luciana Schroeder dos Santos, Faculdade Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), Itajaí-SC, Brasil

Doutora em educação 

Linha de pesquisa: Currículo e Avaliação da Educação Superior

Verônica Gesser, Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí-SC, Brasil;

Pos-Doutorado em Educação: Currícullo e Ensino - pela Barry University, FLORIDA, USA (Fianciamento:CAPES).. Doutora em Educação - Currículo e ensino - pela Florida International University, USA. 

Coordenadora e professora do programa de Mestrado e Doutorado - Univali 

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Publicado

05-11-2020

Como Citar

Santos, L. S. dos, & Gesser, V. (2020). Avaliação externa da educação superior in loco: pareceres dos avaliadores. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(77), 263–286. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7223

Edição

Seção

Artigos