Contribuições da Plataforma Foco Aprendizagem no ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • Dayane Martin Silva Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), São Paulo-SP, Brasil
  • Ana Sílvia Moço Aparício Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul-SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6725-5372

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.6551

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Avaliação do Rendimento Escolar , Currículo São Paulo , Plataforma Foco Aprendizagem

Resumo

Este trabalho investigou contribuições da Plataforma Foco Aprendizagem ao trabalho do professor de Língua Portuguesa e ao melhor desempenho dos alunos nas habilidades previstas pela Matriz de Avaliação Processual, implantada em 2016. O estudo é intervencionista, conduzido na própria prática do pesquisador/professor. O referencial teórico baseia-se na concepção dialógica da língua, de Bakhtin, e nas abordagens de ensino de gêneros textuais do Grupo de Didática de Línguas de Genebra. Os dados foram obtidos em turmas de 6º ano de uma escola da Grande São Paulo. Os resultados evidenciam que o uso da plataforma contribuiu para o melhor desempenho dos alunos em todas as habilidades previstas, bem como para o trabalho do professor na realização de diagnósticos e intervenções mais individualizadas.

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Biografia do Autor

Dayane Martin Silva, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), São Paulo-SP, Brasil

Possui graduação em Pedagogia e Letras, Especialização em Docência no Ensino Superior e Mestrado em Educação pela Universidade de São Caetano do Sul.  É professora da rede Estadual de São Paulo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna - Inglês. 

Ana Sílvia Moço Aparício, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul-SP, Brasil

Doutorado em Línguística Aplicada, Pós-doutorado em Educação.  É professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP).

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Publicado

28-10-2021

Como Citar

Silva, D. M., & Aparício, A. S. M. (2021). Contribuições da Plataforma Foco Aprendizagem no ensino de Língua Portuguesa. Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e06551. https://doi.org/10.18222/eae.v32.6551

Edição

Seção

Artigos