Ensino da avaliação nos cursos de Educação Física da América Latina
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5326Palavras-chave:
Avaliação da Educação, Educação Física, Formação de Professores, CurrículoResumo
Este artigo analisa como a avaliação do ensino e da aprendizagem é prescrita nos currículos dos cursos de formação de professores em Educação Física em sete países da América Latina. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que assume a análise crítico-documental como abordagem teórico-metodológica e o Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes e de Questionnaires (IRaMuTeQ) como ferramenta de auxílio para análise. Utiliza, como fontes, 14 planos de disciplinas de avaliação. A análise dos dados indica que as disciplinas se propõem a discutir e ensinar a avaliação do processo de ensino e da aprendizagem, suas implicações para o contexto da educação básica, projeção de possibilidades de práticas avaliativas e estabelece a relação teoria e prática. Esse movimento evidencia-se com a presença de algumas palavras, como “instrumento”, “técnica”, “prática”, articulando-se também com a “teoria e a concepção de avaliação” que lhe oferece suporte, relacionando-se com a “Educação Física” no contexto da educação profissional.
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