Práticas letivas de sala de aula de Matemática nos anos iniciais

Autores

  • Isabel Cristina Rodrigues de Lucena Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil
  • António Manuel Águas Borralho Universidade de Évora, Évora, Portugal
  • Josete Leal Dias Universidade Federal do Pará, Escola de Aplicação

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i70.5107

Palavras-chave:

Processo de Ensino-Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo visa caracterizar as práticas letivas que ocorrem nas salas de aula dos anos iniciais, na área curricular de matemática, a partir de uma pesquisa em cooperação internacional. Por meio de uma metodologia de investigação qualitativa, em que a recolha de dados foi realizada a partir de observações de aulas e entrevistas assentes numa matriz de investigação, foram elaboradas sínteses conclusivas e interpretativas as quais denominamos de narrativas. A análise dessas narrativas mostrou alguns resultados: práticas avaliativas ainda centradas na classificação; participação efetiva dos alunos no processo de ensino e aprendizagem muito reduzida; ausência de integração no que diz respeito à relação entre os processos de ensino, avaliação e aprendizagem; dentre outras. Pelo estudo ainda é possível afirmar que há um desejo de se realizar uma avaliação para as aprendizagens, porém é necessário fortalecer o campo teórico sobre avaliação para que em aula se possam problematizar e transgredir práticas estabelecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

Professora da Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica, licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará, Mestre e Doutora em Educação/Educação Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua nos cursos de licenciaturas para a formação de professores que ensinam matemática na Educação Básica e nos cursos de pós-graduação, nível de mestrado e doutorado, em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e no programa de pós-graduação em Docência em Ciências e Matemática (PPGDOC). Atualmente é diretora do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA (2015-2019). Interesse de pesquisa em Educação Matemática e cultura amazônica, formação docente, avaliação de aprendizagens.

António Manuel Águas Borralho, Universidade de Évora, Évora, Portugal

Professor da Universidade de Évora, vinculado ao Centro de Investigação em Educação e Psicologia, licenciado em Ensino de Matemática e Desenho pela Universidade de Évora. Mestre em Tecnologia Educativa Universidad Complutense de Madrid. Ciências da Educação de Universidade de Évora. Atua nos cursos de formação de professores e de pós-graduação em Educação em nível de mestrado e doutorado ofertados pela Universidade de Évora. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA). Atualmente é diretor do Curso de Mestrado em Ciências da Educação: Supervisão Pedagógica (UEVORA). Áreas de investigação: Educação Matemática, resolução de problemas, álgebra na Educação Básica, Avaliação de Aprendizagem.

Josete Leal Dias, Universidade Federal do Pará, Escola de Aplicação

Professora da Universidade Federal do Pará, vinculada a Escola de Aplicação, licenciada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia, Mestre e Doutora em Educação Matemática pelo Instituto de Educação em Ciências e Matemática IEMCI-UFPA. Tem experiência na docência nos Anos Iniciais. Atualmente é coordenadora pedagógica no Ensino Fundamental Anos Iniciais e professora no Programa de Pós-graduação em Docência em Ciências e Matemática (PPGDOC/UFPA).   Temas de interesse em nível de pesquisa:  Educação Matemática, anos iniciais, avaliação, ensino-aprendizagem, formação de professores.

Referências

BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. The reliability of assessments. In: GARDNER, John (Ed.). Assessment and learning. London: Sage, 2006. p. 81-100.

BORRALHO, António; LUCENA, Isabel; BRITO, Maria Augusta. Avaliar para melhorar as aprendizagens. Belém: SBEM, 2015.

FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Unesp, 2008.

FERNANDES, Domingos. Professor da Universidade de Lisboa defende o foco na aprendizagem. O Liberal, Belém-PA, 17 jun. 2016. Atualidades, Caderno Cidades, p. 8.

LEAHY, Siobhan et al. Classroom assessment: minute by minute, day by day. Educational Leadership, Alexandria, VA, v. 63, n. 3, p. 19-24, 2005.

MIDDLE STATES COMMISSION ON HIGHER EDUCATION. Student learning assessment: options and resources. 2. ed. Philadelphia, PA: MSCHE, 2007. p. 13-30.

PIRES, Magna N. Marin; BURIASCO, Regina. L. Corio de. Prova em fases: instrumento para aprender. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012, Petrópolis. Anais...Petrópolis: SBEM, 2012. p. 1-17.

PONTE, João P. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: PONTE, João P. (Org.). Práticas profissionais dos professores de Matemática. Lisboa: Universidade de Lisboa/Instituto de Educação, 2014. p. 13-30.

SILVA, Nazaré et al. Avaliação formativa: o feedback como instrumento potencializador da aprendizagem em matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12.

STEIN, Mary Kay; SMITH, Margaret. Mathematical tasks as framework for refl from research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, v. 3, n. 4, p. 268-275, 1998.

TUNSTALL, Pat; GIPPS, Caroline. How does your teacher help you to make your work better? Children’s understanding of formative assessment. The Curriculum Journal, London, v. 7, n. 2, p. 185-203, 1996.

VIEIRA, Isabel. A autoavaliação como instrumento de regulação da aprendizagem. 2013. 161 f. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) – Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta, Lisboa, 2013.

Downloads

Publicado

23-04-2018

Como Citar

Lucena, I. C. R. de, Borralho, A. M. Águas, & Dias, J. L. (2018). Práticas letivas de sala de aula de Matemática nos anos iniciais. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(70), 254–274. https://doi.org/10.18222/eae.v29i70.5107

Edição

Seção

Artigos