Metavaliação no ensino superior: raciocínio clínico em provas de Medicina

Autores

  • Bruna Casiraghi Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Rio de Janeiro-RJ, Brasil
  • Júlio César Soares Aragão Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.4550

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Formação Médica, Taxonomia de Bloom, Metavaliação

Resumo

A formação superior deve ser vista como o desenvolvimento de um profissional capaz de lidar com situações complexas. A revisão do processo avaliativo pode identificar lacunas no processo de formação e levantar propostas de correção. Esta pesquisa objetivou analisar a prevalência de questões de prova que exijam raciocínio clínico e a sua progressão durante o curso. As questões foram avaliadas por período, área de conhecimento e complexidade. De 429 questões, 99 (23,1%) foram consideradas de raciocínio clínico, sendo 330 (76,9%) de raciocínio teórico. A maior taxa de raciocínio teórico ocorreu na área básica (86,2%), e a de raciocínio clínico, na Pediatria (31%). Os resultados apontam expressiva prevalência de cobrança de conteúdos em detrimento do raciocínio clínico. Embora o aumento da cobrança do segundo seja evidente, o resultado final ainda está aquém do esperado. Pesquisas voltadas para esse tema são necessárias para o mapeamento e a elaboração de propostas de intervenção.

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Biografia do Autor

Bruna Casiraghi, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Setor Pedagógico Institucional

 

Júlio César Soares Aragão, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Departamento de Ciências da Saúde

Curso de Medicina

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Publicado

03-07-2020

Como Citar

Casiraghi, B., & Aragão, J. C. S. (2020). Metavaliação no ensino superior: raciocínio clínico em provas de Medicina. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(76), 219–230. https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.4550

Edição

Seção

Artigos