A (des)igualdade de conhecimento no ciclo de alfabetização

Autores

  • Naira da Costa Muylaert Lima Pós-doutoranda do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5161-0501
  • Alicia Maria Catalano de Bonamino Professora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Luis Antonio Fajardo Pontes Analista de dados sênior do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4050

Palavras-chave:

Alfabetização, Avaliação da Educação, Conhecimentos, Desigualdades Educacionais.

Resumo

Este trabalho busca contribuir para o debate acerca do tema das desigualdades educacionais, por meio da investigação da (re)produção da desigualdade de conhecimento. Com base nos dados da avaliação longitudinal da alfabetização do Espírito Santo, das edições de 2012, 2013 e 2014, o estudo analisou a variação do percentual de acerto entre turmas de alto e baixo desempenho nos testes de Leitura do 1º e 3º ano do ensino fundamental. O principal resultado aponta que a aquisição das habilidades é mais heterogênea no 1º ano, o que permite supor que, ao longo do ciclo de alfabetização, os alunos podem ter passado por processos de reorganização intraescolar que tornaram seus resultados mais homogêneos, ou seja, menos desiguais. A despeito disso, há determinadas habilidades que não estão consolidadas até o fim do 3º ano, o que evidencia a ineficácia das políticas atuais para fazer com que os alunos adquiram habilidades imprescindíveis ao processo de alfabetização.

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Biografia do Autor

Naira da Costa Muylaert Lima, Pós-doutoranda do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Políticas Públicas em Educação

Avaliação da Educação

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Publicado

23-04-2018

Como Citar

Lima, N. da C. M., Bonamino, A. M. C. de, & Pontes, L. A. F. (2018). A (des)igualdade de conhecimento no ciclo de alfabetização. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(70), 78–106. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4050

Edição

Seção

Artigos