Como a avaliação institucional pode contribuir para melhorar a escola?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3812

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Autoavaliação, Melhoria da Educação, Desenvolvimento Profissional

Resumo

Para garantir o direito a uma boa educação a todos em todos os lugares, é preciso contar com dispositivos externos que possibilitem evidenciar o grau em que ele está assegurado, a fim de que as escolas deem conta dos níveis de educação oferecida. A principal questão é como fazer isso para que, em vez de se limitar a uma concorrência entre escolas ou a proporcionar critérios para a escolha dos clientes, seja potencializada a melhoria interna com os recursos oportunos. O artigo formula uma revisão atual da accountability, ligada à autoavaliação institucional como processo para construir capacidades da escola. A responsabilização ou prestação de contas tem como finalidade primordial a capacitação para a melhoria, garantindo ao mesmo tempo as aprendizagens imprescindíveis a todos.

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Biografia do Autor

Antonio Bolívar, Universidad de Granada (UGR), Granada, España

Profesor Catedrático de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Granada (UGR), Granada, España

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Publicado

31-08-2016

Como Citar

Bolívar, A. (2016). Como a avaliação institucional pode contribuir para melhorar a escola?. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(65), 284–313. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3812

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