Avaliação formativa da aprendizagem: a experiência do conselho de classe

Autores

  • Rúbia Cavalcante Vicente Magnata Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil
  • Ana Lúcia Felix dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3253

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Formativa, Conselho de Classe, Colégio de Aplicação – UFPE

Resumo

O estudo teve por objeto o conselho de classe como instrumento da   avaliação   formativa   da   aprendizagem.   Buscou   identificar as concepções de avaliação da aprendizagem que perpassam a experiência do conselho de classe no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. Toma a avaliação formativa como aquela que favorece o desenvolvimento do aluno, pois se configura num processo contínuo e permanente de acompanhamento das aprendizagens. Fundamentado no método de estudo de caso, foram feitas observações de reuniões do conselho de classe, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Os resultados revelam que as concepções intrínsecas à dinâmica do funcionamento do conselho de classe apontam para compreensão e prática dentro de uma perspectiva de avaliação formativa, e que as práticas de desenvolvimento do conselho de classe revelam a possibilidade de implantação de uma avaliação construtiva e coletiva.

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Biografia do Autor

Rúbia Cavalcante Vicente Magnata, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil

Mestranda do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades da Fundação Joaquim Nabuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Ana Lúcia Felix dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil

Professora doutora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

29-12-2015

Como Citar

Magnata, R. C. V., & Santos, A. L. F. dos. (2015). Avaliação formativa da aprendizagem: a experiência do conselho de classe. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(63), 768–802. https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3253

Edição

Seção

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