Avaliação formativa da aprendizagem: a experiência do conselho de classe

Autores

  • Rúbia Cavalcante Vicente Magnata Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil
  • Ana Lúcia Felix dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3253

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Formativa, Conselho de Classe, Colégio de Aplicação – UFPE

Resumo

O estudo teve por objeto o conselho de classe como instrumento da   avaliação   formativa   da   aprendizagem.   Buscou   identificar as concepções de avaliação da aprendizagem que perpassam a experiência do conselho de classe no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. Toma a avaliação formativa como aquela que favorece o desenvolvimento do aluno, pois se configura num processo contínuo e permanente de acompanhamento das aprendizagens. Fundamentado no método de estudo de caso, foram feitas observações de reuniões do conselho de classe, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Os resultados revelam que as concepções intrínsecas à dinâmica do funcionamento do conselho de classe apontam para compreensão e prática dentro de uma perspectiva de avaliação formativa, e que as práticas de desenvolvimento do conselho de classe revelam a possibilidade de implantação de uma avaliação construtiva e coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rúbia Cavalcante Vicente Magnata, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil

Mestranda do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades da Fundação Joaquim Nabuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Ana Lúcia Felix dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil

Professora doutora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Conselhos de Classe e Avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.

FERNANDES, Domingos. Dos fundamentos e das práticas. Da avaliação como medida à avaliação formativa (AFA). In: FERNANDES, Domingos. Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa: Texto, 2005. p. 55-63.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 32. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

GUERRA, Mônica Galante. Conselho de classe: que espaço é esse? 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação – mito & desafio: uma perspectiva construtivista. 29. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LUIS, Suzana Maria Barrios. De que avaliação precisamos em arte e educação física? In: SILVA, Janssen Felipe da Silva; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas. Porto Alegre: Mediação, 2010.

MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães de Mattos. O conselho de classe e a construção do fracasso Escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 215-228, maio/ago. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200005

MINAYO, Maria Cecília S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 2010.

PACHECO, José Augusto. Critérios de avaliação na escola. In: Avaliação das aprendizagens: das concepções às práticas. Lisboa: Departamento da Educação Básica, 2002. p. 53-64.

PEREIRA, Gilson de Almeida. Conselho de classe: A cultura do faz-de-conta ou a possibilidade de um novo Ethos Educacional? Ciências e Letras, Porto Alegre, v. 36, p. 187-196, 2004.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Métodos quantitativos e qualitativos. In: RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

SCRIVEN, Michael. The methodology of evaluation. Chicago IL: Rand McNally, 1967. (Aera Monograph series on curriculum evaluation, n. 1).

SIMÕES, Gonçalo Augusto Gomes. A avaliação do desempenho docente. Contributos para uma análise crítica. Lisboa: Texto Editora, 2000.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Colégio de Aplicação. Instrução Normativa n. 01/93. Recife: UFPE/CAp, 1993.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Instrução n. 01/99. B.O. UFPE, Recife, v. 34, n. 85, p. 01-04, 28 dez. 1999, Número especial.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Orientações Pedagógicas Iniciais. Serviço de Orientação Educacional e Pedagógica. Recife: CAp/UFPE, 2012a.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Projeto Político Pedagógico Institucionalizado. Recife: CAp/UFPE, 2012b.

VARJAL, Elizabeth. Avaliação das aprendizagens na escola inclusiva. In: CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MORENO, 1., 2007, Moreno, PE. Palestra... Moreno, PE, 2007.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

29-12-2015

Como Citar

Magnata, R. C. V., & Santos, A. L. F. dos. (2015). Avaliação formativa da aprendizagem: a experiência do conselho de classe. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(63), 768–802. https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3253

Edição

Seção

Tema em Destaque

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)