Accountability escolar: um estudo exploratório do perfil das escolas premiadas

Autores

  • Mariane Campelo Koslinski Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Carolina Portela da Cunha Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Felipe Macedo de Andrade Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255920142865

Palavras-chave:

Accountability, Avaliação da Educação, IDEB, IDE-RIO

Resumo

O artigo investiga o perfil das escolas que foram premiadas por um dos programas que compõem a política de accountability escolar, recentemente adotada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro. Discute-se uma bibliografia que sinaliza como desenhos de políticas de responsabilização podem emitir diferentes sinais para atores escolares e descreve-se, brevemente, a política de responsabilização escolar da SME do Rio de Janeiro. As análises utilizaram bases dos dados da SME do Rio de Janeiro e dos questionários contextuais da Prova Brasil, sendo identificadas algumas limitações do programa em premiar o esforço dos atores escolares. Nas considerações finais, são pontuadas algumas alterações na regulamentação que buscam corrigir alguns dos sinais/incentivos emitidos pelo programa foco do estudo.

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Biografia do Autor

Mariane Campelo Koslinski, Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

mckoslinski@gmail.com

Carolina Portela da Cunha, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

carolinaportela13@gmail.com

 

Felipe Macedo de Andrade, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

felipema8@gmail.com

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

Koslinski, M. C., Cunha, C. P. da, & Andrade, F. M. de. (2014). Accountability escolar: um estudo exploratório do perfil das escolas premiadas. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(59), 108–137. https://doi.org/10.18222/eae255920142865

Edição

Seção

Tema em Destaque - Avaliação em larga escala e gestão educacional