Livro Didático e Aprendizado de Leitura no Início do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae193920082470Palavras-chave:
avaliação, leitura, livro didático, estudo longitudinalResumo
Considerando que o modelo longitudinal é o mais apropriado para aferir o valor agregado pelos estabelecimentos escolares aos seus alunos, o artigo apresenta resultados de investigação relacionados às características das salas de aula eficazes. Foi pesquisado o efeito do uso do livro didático de Língua Portuguesa no aprendizado de 176 turmas de escolas municipais, federais e privadas do Rio de Janeiro que participaram da pesquisa Geres; o tempo de experiência do professor com o referido livro; e a menção recebida no Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), em 2004. Destacam-se, entre as evidências, maior valor agregado pelos alunos que utilizaram livro didático, e benefícios ainda maiores para estudantes cujos professores faziam uso do mesmo livro há mais de dois anos. Articulam-se os resultados com algumas das características apontadas pela literatura como promotoras de eficácia escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).