Avaliação de aprendizagem escolar numa visão de articulação com os processos de planejamento e de implementação de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae02019992237Palavras-chave:
Processo Ensino-Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem, Qualidade do EnsinoResumo
A autora, a partir de uma análise crítica da literatura sobre avaliação da aprendizagem, especialmente no Brasil, argumenta que a supervalorização da avaliação da aprendizagem indica, no nível político e no metodológico, um viés conceitual relativamente ao fato de que planejamento, processamento do ensino-aprendizagem e avaliação da aprendizagem são elementos constituintes do processo pedagógico, os quais interagem em seus efeitos simultâneos e integrados, por intermédio de íntimas relações de reciprocidade e de complementariedade, sobre e para a ocorrência efetiva da aprendizagem para todos. E, portanto, que uma melhoria da qualidade do ensino para todos e uma conseqüente minimização de fracasso não decorrerão, primeira e principalmente, de uma “mudança de cultura avaliativa” e, sim, demandarão mais básica e abrangente mudança de cultura pedagógica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).